USP Filarmônica realiza concerto especial de novembro na Catedral de São Carlos

Para o mês de novembro, o 186° concerto da USP Filarmônica traz à Catedral de São Carlos um repertório especial com compositores negros e obras contemporâneas inéditas. A apresentação acontece na próxima quarta-feira, dia 29, às 20 horas. Como de costume, a entrada do público será gratuita.

A orquestra será regida pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi, tendo como solistas Chiara Santoro (soprano) e Denise de Freitas (mezzo-soprano).

No repertório dos compositores negros brasileiros temos a abertura Sinfonia Fúnebre (1790) de José Maurício Nunes Garcia, o lundum, Os beijos de frade (1856) de Henrique Alves de Mesquita e a canção romântica A noite do meu bem (1950) de Dolores Duran.

Já do repertório contemporâneo, de compositores da USP de Ribeirão Preto, constam Lamento (1956) de Gilberto Mendes, Trauert, oh Venus und Cupido (2019) e Agora que sinto amor (versão 2023) de Rubens Russomanno Ricciardi, Já da morte o palor me cobre o rosto (2019) de Lucas Pigari, Cantiga a Portinari (2022) de Lucas Eduardo da Silva Galon, Chave de Ferrugem (versão 2023) de José Gustavo Julião de Camargo e Pus o meu sonho num navio de Silvia Maria Pires Cabrera Berg (versão 2023).

Esse concerto faz parte da série mensal de Concertos USP, em São Carlos, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus da USP de São Carlos e a Escola de Engenharia de São Carlos, que comemora seus 70 anos em 2023.

Como sempre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem a necessidade de retirar ingressos. A Catedral fica na Av. São Carlos, Praça Dom Marcondes Homem de Mello s/n, no Centro de São Carlos.

Aqueles que puderem colaborar, a Catedral solicita a doação de alimentos não perecíveis para serem encaminhados a famílias carentes da cidade.

USP Filarmônica

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Escola de Engenharia de São Carlos – EESC 70 anos

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP), instituição pública brasileira, que hoje integra um seleto grupo reconhecido por diferentes rankings mundiais.

A EESC foi implantada em São Carlos na segunda metade do século XX, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade, reconhecida como A Capital da Tecnologia. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação das demais unidades que compõem o Campus da USP São Carlos.

Oferece 10 cursos de graduação, que formam engenheiros altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho; 11 cursos de pós-graduação, todos com níveis de mestrado e doutorado, que objetivam a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados.

Com diversos grupos temáticos, a EESC promove pesquisa inovadora e criativa na busca por soluções sustentáveis para os maiores desafios da engenharia contemporânea.

USP Filarmônica – Catedral de São Carlos
Entrada gratuita