USP Filarmônica recebe o tenor alemão Markus Brutscher no Festival de Arte e Cultura da USP

A USP Filarmônica traz ao palco do Teatro Municipal de São Carlos mais uma apresentação internacional

Na próxima quarta-feira, dia 27, às 20 horas, a orquestra recebe o solista Markus Brutscher, consagrado tenor alemão, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, seu diretor artístico e professor responsável.

O concerto, que tem entrada franca, integra a programação do Festival de Arte e Cultura da USP São Carlos e apresenta obras de Wolfgang Amadeus Mozart (a monumental Sinfonia nº 39), Gottfried Heinrich Stölzel (a famosa ária Bist du bei mir, outrora atribuída a Johann Sebastian Bach), João Francisco da Matta (Veni Creator Spiritus), uma notável composição recém descoberta deste compositor mineiro do século XIX e ainda uma obra do próprio Markus Brutscher (a canção Lembrança diferente), em estreia mundial.

Como sempre, nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sendo necessário retirar os convites, que serão distribuídos ao público em geral no próprio Teatro Municipal no dia do Concerto, 27/09, a partir das 19h. O Teatro Municipal de São Carlos fica na Rua Sete de Setembro, 1735.

USP Filarmônica

Foto: André Estevão

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é a orquestra de estudantes de graduação bolsistas da USP, cumprindo rigorosamente as atividades fim de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública. Atuam também, em seus quadros, professores, funcionários, demais estudantes e ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto, bem como instrumentistas e cantores convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) respondem pela direção artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre o antigo e o novo, o clássico e o experimental, o regional e o cosmopolita. A USP Filarmônica se dedica, em especial, à música brasileira de todos os tempos – num trabalho confluente com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. A USP Filarmônica apresenta-se regularmente nas suas duas sedes, em Ribeirão Preto e São Carlos. Todos os seus concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Rubens Russomanno Ricciardi – Maestro

Professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP, do qual é fundador, atua como compositor, maestro, pianista e musicólogo. É graduado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP, em São Paulo, onde também foi mestre, doutor, livre-docente e professor titular. Tem especialização pela Universidade Humboldt de Berlim Oriental. Atualmente, é ainda orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (na linha de pesquisa Crítica da Cultura) pela EACH-USP, em São Paulo. Já pela FFCLRP-USP, onde ministra disciplinas de teoria musical, prática de orquestra e filosofia/história da arte, é professor responsável e fundador da USP Filarmônica, do NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música, onde desenvolve a nova epistemologia da poíesis crítica), do Ensemble Mentemanuque e do projeto USP Música Criança.

Markus Brutscher – Tenor

Atuando regularmente como tenor em concertos sinfônicos e óperas desde 1988, constam, na sua carreira, inúmeros papeis e partes solistas de compositores como Monteverdi, Lully, Buxtehude, Purcell, Bach, Händel, Stölzel, Pergolesi, Jomelli, Gluck, Mozart, Beethoven, Weber, Schubert, Mendelssohn, Berlioz, Wagner, Strauβ, Stravinski, Weill, Janacek e Kagel, entre outros, à frente das mais importantes orquestras e nos principais teatros da Alemanha, bem como de importantes centros da Suíça, Rússia, Japão, Israel, Itália e Espanha. Na música contemporânea, destaca-se a sua atuação em Faust, do compositor soviético Alfred Schnittk, frente à London Philharmonic Orchestra, bem como demais atuações frente à Musikfabrik Köln (CD, Wergo, 2016), ao Ensemble Intercontemporain em Paris e ao Klangforum Wien. Já conta com mais de 60 gravações de discos em selos tais como Sony ClassicsEMICapriccio e Thorofon. Na sua formação musical, foi aluno no Humanistisches Gymnasium St. Stephan em Augsburg na Baviera (1978-1984) e menino cantor do Coro Regensburger Domspatzen (1977-1978). Atuou ainda como cantor autônomo no Coro da Rádio da Baviera em Munique (1987-1988) e como membro efetivo (primeiro tenor) do Coro de Câmara Rias em Berlim Ocidental (1988-1993). Estudou na Hochschule für Musik Hanns Eisler (1993–1995) em Berlim, sob orientação de Norma Sharp. É também bacharel em canto pelo Conservatório de Maastricht, na Holanda (2020). Foi ainda aluno de Rudolph Pirnay em Londres e Mannheim (1996-1997), de Margreet Honig em Amsterdam (1998-1999) e aluno-assistente de Mya Besselink no Conservatório de Maastricht (2000-2023). Como professor convidado, ministrou masterclasses na Musica Eterna em Perm, Rússia (2014) e junto ao Coro Ecumênico Con Spirito em Seelze, Alemanha (2017-2023). Foi ainda assistente de Timothy Sharp na Hochschule für Musik em Mannheim (2021-2022). Recentemente, transferiu-se para o Brasil, onde já ministrou masterclasses no Departamento de Música da FFCLRP-USP e estreia, neste concerto com a USP Filarmônica, como solista em nosso país.

USP Filarmônica e Markus Brutscher
Data: 27/09 (quarta-feira)
Local: Teatro Municipal – Rua Sete de Setembro, 1735
Informações: (16) 3371-4339 / tmsc.pauta@gmail.com
Entrada gratuita: os convites serão distribuídos às 19h no Teatro no mesmo dia do concerto.

Realização – Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP; Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus da USP de São Carlos; Escola de Engenharia de São Carlos – EESC 70 anos e Teatro Municipal de São Carlos.

Por Assessoria de Comunicação da EESC