USP participa da feira das profissões on-line da Uniexpo

Neste ano, por causa da pandemia da covid-19, a feira está sendo realizada virtualmente

USP participa da feira das profissões on-line da Uniexpo

A USP é uma das universidades participantes da primeira edição on-line da feira de profissões Uniexpo, que acontece entre os dias 23 e 30 de junho, virtualmente, por causa da pandemia da covid-19.

O coordenador da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), Herbert Alexandre João, é um dos palestrantes da feira e apresenta as oportunidades que a USP oferece aos jovens estudantes, além de divulgar a CUCo, que está com as inscrições abertas até o dia 24 de julho.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Se você for estudante da rede pública, eu recomendo fortemente que participe da CUCo. Ela é uma oportunidade para vivenciar o processo de acesso ao ensino superior, conhecer melhor a USP e seus cursos e, inclusive, fornece a isenção da taxa da Fuvest para os melhores de cada escola. Provas como a CUCo funcionam como um simulado e são fundamentais para preparar o aluno para o vestibular”, recomenda Herbet Alexandre João.

A Pró-Reitoria de Graduação também forneceu o material informativo sobre a Universidade, as principais formas de ingresso e benefícios, e disponibilizou uma equipe para responder às dúvidas dos estudantes pelo chat.

“A USP está empenhada em garantir que os alunos do ensino médio não sejam prejudicados por causa da pandemia. A participação na Uniexpo é uma excelente oportunidade para nos aproximarmos desse jovem e mostrarmos tudo o que a Universidade pode oferecer”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

A Uniexpo não será a única feira realizada virtualmente neste ano. A tradicional Feira das Profissões da USP, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, também será realizada virtualmente, nos dias 3 e 4 de setembro.

Uniexpo

Organizada pela empresa Teenager, a Uniexpo é uma das principais feiras de profissões do Estado de São Paulo e promove há mais de uma década o encontro de estudantes do ensino médio com universidades públicas e privadas.

Entre as atividades programadas estão palestras, testes profissionais, oficinas, rodas de conversa com profissionais de diferentes áreas e atividades exclusivas para pais e educadores. Os participantes que cumprirem uma quantidade mínima de horas poderão receber um certificado de participação. As inscrições para os eventos são gratuitas e podem ser feitas na página da Uniexpo.

Confira as datas dos próximos eventos:

O primeiro evento da feira aconteceu no dia 23 de junho, com uma programação voltada para os estudantes do Vale do Paraíba. De acordo com os organizadores, esse evento teve aproximadamente 1.600 estudantes, mais do que na feira presencial do ano passado.

Vem Pra USP!
A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é uma das iniciativas do programa Vem pra USP! – uma parceria da USP com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo criada em 2017, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar e a preparação para o vestibular, mostrando aos estudantes que é possível ingressar nos cursos de graduação da Universidade.

Para participar da Competição, o estudante do ensino médio das escolas públicas de São Paulo, incluindo as ETECs, institutos federais e colégios de aplicação, pode se inscrever gratuitamente até o dia 24 de julho, no site do programa. A prova será realizada pela internet entre os dias 10 e 14 de agosto.

Os estudantes mais bem classificados nas provas são premiados com monitorias de alunos da USP, bolsas de pré-iniciação científica na Universidade, isenção da taxa do vestibular, entre outras vantagens. Professores e escolas também recebem benefícios e os prêmios ultrapassam R$ 200 mil. Além disso, os estudantes recebem informações sobre ações da Universidade que viabilizam sua permanência, como bolsas e auxílios para que eles possam se manter até a conclusão do curso.

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP