USP São Carlos: Calouros são recebidos em cerimônia conjunta

Os mais de mil novos alunos de graduação do Campus da USP em São Carlos foram recepcionados nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, em cerimônia conjunta que contou com a presença de dirigentes da USP, pais e familiares.

Calouros, pais e familiares durante a abertura da Semana de Recepção

Os alunos foram parabenizados pela grande conquista e receberam palavras de incentivo ao iniciarem essa nova etapa de suas vidas. Receberam também informações sobre a infraestrutura e diferenciais do Campus, como oportunidades acadêmicas, científicas, sociais e culturais que terão acesso.

Eles foram recepcionados pelo vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, pelo presidente do Conselho Gestor do Campus e diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Paulo Sergio Varoto, pelo prefeito do Campus, Sergio Paulo Campana Filho, e pelos dirigentes das Unidades de ensino e pesquisa: Edson Wendland, diretor eleito da EESC (com mandato a partir de 25 de fevereiro); Maria Cristina Ferreira de Oliveira, diretora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC); Vanderlei Salvador Bagnato, diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC); Emanuel Carrilho, diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC); e Joubert José Lancha, vice-diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU).

A abertura conjunta é um diferencial do Campus USP em São Carlos e reúne calouros de todas as Unidades de ensino e pesquisa marcando o início das atividades da Semana especial dedicada à recepção dos novos alunos. O Coral da USP São Carlos também fez uma apresentação no evento.

Coral da USP São Carlos

Calouros no clima da Semana de Recepção

Vice-reitor da USP Antonio Carlos Hernandes

O vice-reitor Hernandes destacou a relevância da USP na formação dos novos alunos. “Esse processo, que se inicia hoje, não acontece apenas em sala de aula, ele acontece em todos os momentos que vocês estão nesta universidade, quando interagem com algum colega, realizam um intercâmbio, estão no bandejão e nas recepções”.

Hernandes destacou que todo recurso da USP é cuidadosamente investido com o intuito fundamental de oferecer conhecimento. “Uma nação não é feita se não tiver conhecimento, se não tiver gente que seja capaz de transformar, e é isso que fazemos na USP pelo desejo de todos de termos um país melhor”.

“Estamos muito felizes com a chegada de vocês – novos alunos, jovens com as cabeças limpas e tranquilas prontas para serem trabalhadas de forma que possam ser líderes e transformarem nossa sociedade”, finalizou.

Novas atividades

Clique aqui para conferir a programação completa que cada uma das unidades do Campus – EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC -preparou para a Semana de Recepção aos Calouros. Essa programação também conta com o apoio do Centro Acadêmico (CAASO) e da Prefeitura do Campus (PUSP-SC).

Disque Trote

O trote é proibido na USP. Qualquer calouro que se sentir constrangido ou ameaçado durante alguma atividade aplicada pelos colegas deve registrar o fato pelo telefone 0800-0121090.

Outra forma de registrar um denúncia no Campus é através dos telefones (16) 3373-6666 (24h – Guarda Universitária) e 3373-9100 (Gabinete do Prefeito).

Texto e fotos: Suzana Xavier – Assessoria de Comunicação da PUSP-SC