USP segue como a latino-americana mais bem classificada no THE World University Ranking

Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade foi classificada no grupo entre 201-250

Classificações universitárias mundiais – Ilustração THE Times Higher Education

A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o THE World University Rankings, um dos principais rankings universitários internacionais. Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o ranking foi divulgado hoje, dia 27 de setembro.

Classificada pelo quarto ano consecutivo no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Illinois, Chicago (Estados Unidos), Universidade de Wollongong (Austrália), Universidade da Coreia (Coreia) e Universidade de Tel Aviv (Israel). Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: Ambiente de pesquisa e Ensino.

No topo da lista está a Universidade de Oxford, seguida pela Universidade Stanford, em segundo, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), na terceira colocação. Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.

Ao todo, o Brasil tem 67 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 351-400.

Em sua 20ª edição, o ranking avaliou cerca de 1.900 instituições de ensino superior de 108 países. A avaliação levou em conta 18 indicadores, agrupados em cinco categorias: Ensino, Ambiente de pesquisa, Qualidade da pesquisa, Indústria e Internacionalização.

Reconhecimento internacional

A USP também se destacou em outros rankings universitários internacionais divulgados neste ano. No QS World University, elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), a USP foi classificada na 85ª posição. Foi a primeira vez que uma instituição brasileira entrou para a lista das 100 melhores.

No Academic Ranking of World Universities (ARWU), elaborado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, a USP foi classificada no grupo entre a 101ª e a 150ª posição, sendo a universidade ibero-americana mais bem colocada.

Em outro ranking da consultoria Times Higher Education, o THE University Impact, a USP ficou na 62ª posição, empatada com a University College Cork (Irlanda). O ranking avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP