USP, Unicamp e Unesp organizam nova edição de congresso dos profissionais das três universidades

Evento tem objetivo de abrir espaço aos servidores técnicos e administrativos das instituições para que compartilhem projetos e experiências de sucesso

A USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) promovem, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a segunda edição do Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo (Conpuesp).

O evento será realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), no campus da USP em Piracicaba, e tem o objetivo de abrir espaço aos servidores técnicos e administrativos das instituições para que compartilhem projetos e experiências de sucesso.

Os profissionais das universidades podem inscrever trabalhos que apresentem projetos inéditos ou com resultados complementares a um projeto já apresentado em sua instituição. Eles devem ter o formato de resumo expandido, com até 6 mil caracteres com espaço, contemplando introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusão, palavras-chave (3 a 5) e referências. O trabalho deve conter também um resumo de até 250 palavras.

As propostas devem se enquadrar em um dos cinco eixos temáticos do Conpuesp: Administração, Gestão e Liderança; Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação; Diversidade, Inclusão e Pertencimento; Sustentabilidade; Saúde e Qualidade de Vida.

As propostas submetidas serão avaliadas com uma comissão científica de acordo com os seguintes critérios: cumprimento das normas do evento; qualidade da escrita; impacto, relevância do tema e abrangência do projeto; capacidade de replicabilidade a outros contextos; inovação; integração das áreas envolvidas; continuidade; otimização de recursos. Os resumos aprovados serão apresentados durante o evento no formato de pôster.

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 8 de outubro no site do evento. Os modelos para elaboração dos resumos e dos pôsteres também estão disponíveis no site. A impressão dos trabalhos aprovados ficará a cargo da organização do evento.

Esse segundo congresso retoma o sucesso da primeira edição, realizada em 2011, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na ocasião, foram reunidos cerca de 1,2 mil profissionais, com a apresentação de 518 trabalhos.

O encontro programado neste ano será o primeiro de uma série de eventos programados pela organização do congresso. Em meados de março de 2024, deve haver uma nova edição em uma das unidades da Unesp no interior do Estado, ainda a ser definida. No segundo semestre, será a vez de a Unicamp receber participantes das outras universidades. Os eventos se encerram em novembro do próximo ano, com um congresso no campus da USP.

Por Jornal da USP