Vice-coordenador do polo São Carlos do IEA recebe Prêmio Arturo Montagu 2023

David Sperling foi premiado no XXVI Congresso da SIGraDi

O professor David Sperling, vice-coordenador do polo São Carlos do IEA, é o ganhador do Prêmio Arturo Montagu 2023, premiação que celebra a trajetória acadêmica e as contribuições à sociedade de pesquisadores.

O prêmio é concedido anualmente, desde 2005, pela Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) e homenageia o professor Arturo Montagu, fundador da organização e um dos pesquisadores pioneiros das tecnologias computacionais na arquitetura na América Latina. Este ano, a cerimônia de premiação aconteceu durante o encerramento do XXVII Congresso da SIGraDi, organizado pela Universidad de la República, realizado entre 29 de novembro e 1 de dezembro em Punta del Este, no Uruguai.

Sperling é professor livre-docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP) e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas do IAU-USP (NEC-IAU/USP). Atualmente desenvolve a pesquisa “Cartografias: tecnopolíticas e geopoéticas”. Ele tem como principais temas de pesquisa: cartografias e mapeamentos; espaço, tecnologia e cultura; e interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas.

Fundada em 1997, a SIGraDi é uma organização que tem como objetivo promover a divulgação e o intercâmbio de ideias em computação gráfica e tecnologias emergentes na prática profissional, no ensino e na pesquisa em Arquitetura, Design, Arte e disciplinas associadas.

Por Matheus Nistal – IEA