Videoaulas com experimentos e técnicas de laboratório auxiliam o aprendizado nos cursos da USP

A plataforma JoVE está disponível para professores, pesquisadores e estudantes da USP, com mais de 19.000 vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos em diversas áreas do conhecimento

Plataforma é dedicada à publicação de pesquisas científicas em formato audiovisual – Foto: Divulgação/JoVE

A capacidade de reprodução de experimentos científicos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de aprendizagem de novas técnicas experimentais são uns dos principais desafios da comunidade acadêmica, ainda mais quando se considera as várias aulas em nível de graduação e pós-graduação que são ministradas numa universidade.

Para auxiliar professores, pesquisadores e estudantes da USP, a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) fez a assinatura da plataforma JoVE, que possui mais de 19.000 vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos em diversas áreas do conhecimento. Para acessar, basta entrar no site da plataforma neste link a partir de um computador autorizado nos campi da USP ou por meio de acesso remoto por VPN.

Criada em 2006, a plataforma oferece conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa. Há vídeos em disciplinas das áreas de Ciências da Saúde, Química, Biologia, Farmacologia e Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular, além de Medicina e Engenharia.

A plataforma também disponibiliza vídeos de capítulos de obras internacionalmente reconhecidas como referência nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Todos os conteúdos estão em inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, coreano e chinês. Confira alguns previews de vídeos disponíveis na plataforma:

A ABCD decidiu assinar com a plataforma após dois anos oferecendo testes para que a comunidade da USP conhecesse os recursos e a relevância da coleção de vídeos da JoVE. Como resultado, a agência recebeu diversos depoimentos apoiando a assinatura da plataforma, o que ajudou na decisão de contratar o conteúdo.

Os depoimentos de professores e pesquisadores citam que a ferramenta  é “ideal para demonstração de técnicas laboratoriais sem a necessidade de uso do animal”, que é “muito útil para elucidar protocolos experimentais possibilitando evitar perda de tempo com técnicas já padronizadas” e “que é didática, interessante, moderna e com ótimas aplicações nas disciplinas de graduação e pós-graduação”. Para os alunos, “auxilia em diversas técnicas importantes para o desenvolvimento da pesquisa” e “conta com recursos multimídia e  protocolos em vídeo qualificados, auxiliando durante o aprendizado e processo de pesquisa”.

A JoVE também é assinada por instituições como a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A assinatura da USP disponibiliza o JoVE Research (13 revistas e duas enciclopédias de experimentos) e o JoVE Education, que inclui os produtos JoVE Core, JoVE Science Education, JoVE Lab Manual e JoVE Book.

“O contrato com a JoVE inclui também um desconto de 50% nos custos de criação de vídeos científicos de pesquisa, educativos e de procedimentos laboratoriais e de segurança por parte de pesquisadores, estudantes e docentes da USP. Também pode ser integrado a plataformas de e-learning”, explica Elisabeth Dudziak, da Divisão de Gestão de Desenvolvimento, Inovação e Coleções Digitais da ABCD.

Interface da plataforma JoVE permite acesso fácil aos vídeos de experimentos e técnicas de laboratório – Foto: Reprodução/JoVE

Acesso à plataforma

Para acessar a plataforma JoVE e ver o conteúdo basta acessar a partir de um computador da USP ou com acesso a VPN o endereço https://www.jove.com. Para usar todos os recursos, como salvar playlists de vídeos, é necessário criar uma conta e fazer o login.

O serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.

Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links: VPN USPnet no Windows VPN USPnet no MacVPN USPnet no LinuxVPN USPnet no iPhone / iPadVPN USPnet no Android.

Clique no player abaixo e confira o vídeo Enriquecendo a experiência de ensino e aprendizagem com recursos audiovisuais: plataforma JoVE como ferramenta didática:

Para acessar a plataforma JoVE clique aqui.

Por Jornal da USP