Confira a programação do XVIII Circuito TUSP de Teatro

XVIII Circuito TUSP de Teatro acontece no Teatro Municipal de São Carlos (404 lugares), de 2 a 4 de maio, às 20 horas.

Distribuição de ingressos gratuitos: Todos os dias 1 hora antes do espetáculo ingressos gratuitos serão distribuídos no próprio teatro (50%).

Nesta quinta-feira, dia 2, ingressos do espetáculo Space Invaders serão distribuídos no Centro Cultural da USP (ao lado do Observatório da USP), das 8 às 17 horas, com limite de 2 por pessoa (50%).

Nesta sexta-feira, dia 3, ingressos dos espetáculos Pousada Refúgio e Mazzaropi serão distribuídos no Centro Cultural da USP, das 8 às 17 horas, com limite de 2 por pessoa(50%)

Circuito Tusp

Desde 2008, o Circuito Tusp de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos.

Em 2019 o Teatro da USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e extensão da USP, completa dez anos de atuação no interior do estado, tendo firmado sede nos campi de Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos, além de uma marcante passagem pelas cidades de Piracicaba e Pirassununga.

Apenas uma dentre as inúmeras ações culturais realizadas pelo Teatro da USP nestes dez anos de atuação, o Circuito TUSP de Teatro é sem dúvida nossa principal ação de difusão de espetáculos de pesquisa. Foram inúmeros os formatos experimentados até chegarmos ao atual, o de apresentações sequenciais uma vez ao semestre, em um único espaço cultural da cidade, com a intenção de aproximar o espectador local de produções teatrais de qualidade que propiciem o encontro, o debate, o fervor artístico, e evidenciem uma formação teatral de ponta.

Nesta sua 18ª edição, o Circuito TUSP traz ao interior três espetáculos selecionados dentre os 200 inscritos por edital, numa clara perspectiva de democratização das artes cênicas. O intuito aqui foi oferecer uma prospecção estética sobre o tema da identidade, em três recortes muito claros: SPACE INVADERS, da Cia do Fubá, evoca o lugar da juventude na sociedade contemporânea, em uma sensível e bonita alegoria a partir de um clássico do videogame. POUSADA REFÚGIO oferece um agudo e sarcástico olhar sobre a classe média brasileira e nos convida a rir de nossa própria catástrofe social. MAZZAROPI, UM SONHADOR, da Cia das Águas, revisita a história de Mazzaropi, numa bela homenagem a um artista ímpar: interiorano, caipira, palhaço, forjado sob as lonas do circo, e que ganhou justo reconhecimento no cinema.

Os espetáculos escolhidos nos contam relevantes histórias a partir de três lugares sociais distintos – o jovem contemporâneo, a classe média urbana, o caipira do estado de São Paulo. E nesse sentido, nos propõem um deslocamento da situação social que ocupamos para refletirmos a partir de um outro ponto de vista: o de nosso vizinho.

Haverá conversa com os espectadores logo após os espetáculos na cidade de São Carlos.

Todos os espetáculos acontecerão no Teatro Municipal e são gratuitos. Ingressos distribuídos a partir de uma hora antes.

Programação completa:

Dia 2: Space Invaders | 12 anos | 75 minutos

Space Invaders é um clássico jogo de Atari em que naves espaciais inimigas tentavam invadir a Terra. Na peça, Caio também tenta evitar uma invasão de seu mundo pelos filhos do padrasto. Enquanto Pedro, Vanessa e Luca tentam lidar com a depressão da mãe, a saudade de casa e a nova escola, Caio isola-se em seu quarto com suas HQs, as músicas de David Bowie e o antigo videogame do pai, com quem pouco conviveu. E ali decide escrever sua própria HQ, Space Invaders, onde desenha-se como um astronauta perdido sozinho no espaço, e os novos irmãos como vilões invasores que nada têm a ver com ele. Trancados juntos na mesma casa, os quatro procuram seu lugar no mundo e enfrentam o desafio de se tornarem adultos. A CIA DO FUBÁ foi fundada em 2010, dentro do Núcleo Experimental do SESI-SP, por artistas que já se conheciam da Escola de Comunicações e Artes da USP. O núcleo da cia é formado por Bruno Gavranic, Fernanda Gama e Leonardo Devitto, e tem como objetivo a pesquisa da linguagem de teatro infantil e infanto-juvenil. A Cia já criou quatro espetáculos: Que Aconteceu com Vô Quim, um espetáculo que falava sobre memórias de família e a relação entre avós e netos, e que estreou em 2011; A Menina Lia, inspirado em Matilda, de Roald Dahl, espetáculo produzido para o 16º Cultura Inglesa Festival, que venceu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2012 na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil, e já realizou mais de 170 apresentações por todo o estado de São Paulo; Poetinha Camará, espetáculo com música ao vivo criado a partir da vida e obra de Vinicius de Moraes, que estreou em 2015 e circulou pela capital através do Prêmio Zé Renato de Teatro em 2017; e Space Invaders, nosso primeiro trabalho voltado ao publico jovem, com texto criado através do PROAC – Dramaturgia em 2016 e produzido pelo PROAC – Montagens Inéditas, que estreou em novembro de 2017 e recebeu cinco indicações ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, incluindo Melhor Espetáculo Jovem.

Direção e Dramaturgia: Fernanda Gama | Elenco: Bruno Gavranic, Leonardo Devitto, Mateus Monteiro, Paula Bega | Iluminação: Luciano Ferreira Alves | Figurinos: Antonio Vanfill | Produção: Corpo Rastreado | Realização: Cia do Fubá | Fotos: Leekyung Kim

Dia 3: Pousada Refúgio | 14 anos | 110 min

Durante um jantar comemorativo, dois casais celebraram a compra de uma pousada em sociedade. No entanto, os detalhes escusos do negócio desencadeiam uma série de perturbadoras revelações. A trama apresenta dois casais que desejam construir um recanto no meio da natureza para fugir de suas várias crises. Durante um jantar para festejar a maquete da Pousada Refúgio, a realidade ameaça destruir o sonho do grupo. Nesse apartamento hipster, uma série de verdades sobre aquelas relações deterioradas ficam mais evidentes à medida que os convidados consomem bebidas alcoólicas. Esse desmoronamento dos sonhos e slogans publicitários prontos para uma vida melhor coloca em choque universos em busca de harmonia. Para tratar de todas essas questões, o elenco tem um trabalho intimista ao expor pouco a pouco o ridículo da nossa tragédia. A situação se passa como um plano sequência, em que a ação acontece em um único espaço e em tempo real, sem elipses ou saltos.

O diretor Pedro Granato e o dramaturgo Leonardo Cortez trabalham juntos pela primeira vez em POUSADA REFÚGIO, espetáculo que discute o descontentamento geral da classe média brasileira com a realidade do país e o desejo de abandonar tudo para viver mais perto da natureza. Mauricio de Barros foi vencedor do Prêmio APCA de “Melhor Ator” e indicado na mesma categoria no Prêmio Aplauso Brasil, e a peça indicada para “Melhor Dramaturgia” nos Prêmios APCA, Aplauso Brasil e Shell. Estreou em junho de 2018 no Sesc Pompeia, seguindo para temporadas no Teatro Vivo e Teatro Eva Herz, apresentações nos Sescs Campinas e Araraquara e circulação pelas cidades de Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos pelo Circuito Tusp em 2019. Teve forte aprovação de público, crítica e imprensa. O elenco traz Daniel Dottori, Glaucia Libertini, Maurício de Barros e Tatiana Thomé, além do próprio autor da peça.

Direção: Pedro Granato | Dramaturgia: Leonardo Cortez | Elenco: Daniel Dottori, Glaucia Libertini, Leonardo Cortez, Maurício de Barros e Tatiana Thomé | Iluminação: Beto de Faria | Figurinista: Marichilene Artisevskis | Assistência de Direção e Cenografia: Diego Dac | Assistente de cenografia: Paulo Viel | Cenotécnico: José Roberto Tomasim | Fotos: Ana Alexandrino | Logotipo do espetáculo: Lucas Sancho | Produção: Contorno Produções e Pequeno Ato | Coordenação Geral: Pedro Granato | Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez

 

Dia 4: Mazzaropi, um certo sonhador | livre | 60 min

Um menino e um encantamento. A infância simples entre Taubaté e São Paulo, dividida entre a casa dos pais e dos avós, na constante busca familiar por melhores condições de vida, está em cena. O menino tímido e sem graça do interior, que de caipira não teve nada, imortalizou nas telas e em nossas retinas o maior símbolo do caipira. Tornou-se o maior nome do cinema nacional e está vivo na memória coletiva dos que o conheceram e até mesmo dos que apenas ouviram falar. A Cia das Águas traz ao palco um pouco da vida e da obra deste com quem se identificou e por quem desde sempre se apaixonou. Num ir e vir catártico, o palco, a cena e a vida destes ‘jovens caipiras’ ibiraeenses liga- se à do jovem e eterno Mazzaroppi, pela pesquisa, pelo que aqui apresenta e pelo que pretende reverenciar. Uma trupe ambulante chega cantando a vida e a obra do eternizado artista popular Mazzaropi. Ao deparar-se com a história encontram a si mesmos. Este ir e vir entre a vida do artista e a realidade dos atores traz à cena um jogo poético, cantado, arrebatado e arrebatador que leva a conhecer o artista consagrado, mas principalmente ao artista adormecido em cada um de nós.

Elenco: Antonio Bucca, Laisa Anselmi, Rian Gimenes/Tiago Pereira, Victor Castioni Dramaturgia: Antônio Bucca e Clara Roncati (a partir de pesquisa do grupo) | Direção: Fabiano Amigucci | Assistente de direção: Antônio Bucca | Direção Musical: José Maria Guirado | Composições inéditas: Antônio Bucca, Laissa Anselmi, grupo (letras), José Maria Guirado, Antônio Bucca (músicas) | Musica ao vivo: José Maria Guirado| Preparação vocal: Elaine Matsumori | Figurino: Any Cardoso | Cenografia e adereços : Leonardo Bauab | Cenotécnica e Marcenaria: Marcelo Barbarotti | Iluminação: Fabiano Amigucci | Técnica de Palco: Clara Roncati | Projeto Gráfico : Leonardo Bauab | Projeto Pedagógico: Clara Roncati


Mais informações:

Site do TUSP: http://www.usp.br/tusp/?portfolio=xviii-circuito-tusp-de-teatro
Instagram: @tuspdesanca
Facebook: https://www.facebook.com/tuspdesaocarlos/
Evento: https://www.facebook.com/events/2131295416946812/
Portal da Cultura: http://cultura.sc.usp.br/event/xviii-circuito-tusp-de-teatro-2-a-4-05/

Por Tusp

VEJA TAMBÉM ...