Aula Magna do IFSC com Prof. Sérgio Rezende

O IFSC/USP irá transmitir no próximo dia 16 de abril, às 10h30, a Aula Magna especialmente dedicada aos alunos de nosso Instituto, mas aberta a todos os interessados, que será ministrada pelo Prof. Sérgio Rezende (Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nesta Aula Magna, subordinada ao título Ciência e Tecnologia no Brasil: Avanços históricos e ameaças atuais, o palestrante irá primeiramente destacar o fato da ciência se ter iniciado tardiamente no Brasil.

Na década de 1960 o País tinha pouquíssimos cientistas e pesquisadores, não havia regime de tempo integral para docentes nem ambiente de pesquisa nas universidades. Também não havia engenheiros ou especialistas em setores básicos da indústria, o parque industrial nacional era incipiente e não existia cultura de inovação nas empresas.

Na palestra, serão apresentados os marcos que levaram a uma mudança neste cenário nas últimas décadas e que proporcionaram grande avanço no quadro de C&T no Brasil. Todas as áreas do conhecimento tiveram grande progresso, e a Física está entre aquelas que mais avançaram e ganharam competitividade internacional.

O Prof. Sérgio Rezende mostrará, também, que o retrocesso nos últimos anos, e em especial no atual governo, representam uma ameaça para fazer com que C&T contribuam para o desenvolvimento econômico. No final, o palestrante apresentará sugestões de atitudes e ações para a comunidade acadêmica reagir às ameaças atuais e tentar impedir que haja um retrocesso ainda maior no processo histórico recente.

O convite ao Prof. Sérgio Rezende

A escolha do ex-ministro Sérgio Rezende para proferir a Aula Magna para os cursos de bacharelado e licenciatura do IFSC/USP coincide com o fato de que esta Instituição defende e continuará sempre a defender o valor da Ciência na sociedade e a formação de recursos humanos que possam ajudar o país a se desenvolver, quer na área tecnológica, quer na área econômica.

Para o diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato “O Prof. Sérgio Rezende foi um ministro crítico que conseguiu avaliar determinadas necessidades do País, tendo conseguido implementar ações que tornaram a Ciência em algo mais relevante. Durante seu mandato como ministro, pela primeira vez a Ciência brasileira esteve em evidência no mundo. Como nós queremos que o Brasil seja um participante importante na Ciência mundial, para a humanidade e, em especial, para a sociedade brasileira e da América Latina, é importante ouvir as sugestões e as ameaças que hoje pairam sobre o desenvolvimento científico. Se Ciência não há competência e sem competência não há desenvolvimento científico e tecnológico, e muito menos promoção de uma sociedade cada vez melhor e digna de todos os brasileiros”.

Esta Aula Magna está inserida no programa Colloquium diei do IFSC/USP e será transmitida remotamente através deste link.

Por Rui Sintra – jornalista IFSC/USP

VEJA TAMBÉM ...