O Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir) reaproveita computadores velhos e os empresta para projetos sociais e unidades da USP, e se transforma em local de garimpagem de componentes para vários grupos de estudo e pesquisas acadêmicas da Universidade

Disco rígido do acervo do Laboratório de Sustentabilidade da Poli, proveniente de doação ao Cedir – Foto: Ivan Conterno/Jornal da USP
Segundo a professora Tereza, atualmente, somente 4% dos resíduos eletrônicos são coletados corretamente no Brasil. Entretanto, o material possui grande valor de mercado. Cerca de 25% dos componentes de informática coletados pela USP são reutilizados, o que significa cerca de 28 mil computadores completos doados ao longo desses anos. A maioria dos projetos sociais beneficiados não teria como equipar laboratórios de informática de outra maneira.
Um desses projetos funciona dentro da USP, no Espaço Paideia de Inovação e Inclusão Social, que oferece inclusão digital e cursos de programação para jovens de baixa renda. Ao lado da sala de aula das crianças estão alguns dos equipamentos levados ao Cedir que são verdadeiras relíquias. Eles compõem a exposição Do computador de mesa ao computador de bolso, no Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Poli. A mostra é uma viagem no tempo da evolução dos computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos cujas funções hoje estão presentes nos pequenos smartphones. O Lassu fica na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, e o endereço é Travessa Quatro (Travessa das Nações), 380, no bairro Butantã, em São Paulo. A visita precisa ser agendada pelo telefone (11) 3091-1092.
Empresas que desejam enviar material para o Cedir devem encaminhar um inventário e um certificado de descarte para o e-mail cedir@usp.br. Pessoas físicas podem fazer entrega de material sem agendamento, respeitando os dias e os horários de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O galpão também fica na Travessa Quatro, porém no número 396. Os telefones para contato são (11) 3091-8237 e (11) 3091-8238.
Texto: Ivan Conterno
Arte: Guilherme Castro
Por Jornal da USP