Evento gratuito apresentou projetos diversos de acessibilidade, inteligência artificial, ciência de dados, banco de dados e organização de computadores, entre outras áreas, todos desenvolvidos por estudantes do Instituto

Dezenas de estudantes do ensino médio estiveram no ICMC de Portas Abertas deste ano, conhecendo de perto os projetos desenvolvidos nas disciplinas | (Crédito da Imagem: Thiago Pardo)
Entre computadores, conversas que cruzavam o saguão e estudantes atentos diante de seus protótipos, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, abriu suas portas, de 24 a 28 de novembro, para receber escolas, famílias e curiosos que desejavam entender as possibilidades oferecidas na Universidade. A mostra gratuita apresentou projetos desenvolvidos por alunos em mais de 20 diferentes disciplinas oferecidas no ICMC. Além disso, o evento contou com palestras sobre as trajetórias de quem se destacou na história da computação.
Para muitos visitantes, foi o primeiro contato com o universo acadêmico. Para outros, foi a confirmação de que a computação é o caminho que desejam seguir. Esse foi o caso da estudante de ensino médio Valentina Pérez Fragalle. Ela já tinha feito um curso de curta duração no Instituto e voltou para conhecer mais sobre inteligência artificial (IA): “Eu gostei bastante do projeto de uma aluna que fez uma IA para prever a nota de um filme. Ela avaliava vários critérios diferentes. Achei muito interessante”.
Ao caminhar pelos corredores, Valentina disse que a visita ampliou suas possibilidades de escolhas para o futuro: “Ver projetos de estudantes daqui dá um interesse, dá uma animação de talvez vir pra cá e fazer coisas parecidas”.
Uma das atrações da mostra foi a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na disciplina Acessibilidade em Sistemas Computacionais, ministrada pela professora Kamila Rios da Hora Rodrigues. Nesse caso, os estudantes mostraram soluções criadas para clientes reais, com o objetivo de tornar sites e sistemas mais inclusivos.
A aluna Maria Eduarda Iwashita e Silva, do Bacharelado em Sistemas de Informação, apresentou o redesign do site de uma clínica veterinária, automatizando a comunicação entre o médico veterinário e o patologista. Além de resolver o problema técnico, o desafio foi garantir que qualquer pessoa pudesse utilizar o sistema. “Implementamos Língua Brasileira de Sinais (Libras), alto contraste, aumento e diminuição de fonte e um botão para facilitar a navegação de pessoas idosas. Isso é essencial. Computação é isso: interação entre pessoas e tecnologia”, explica.
Para ela, a experiência de apresentar o trabalho foi fundamental: “Quando mostramos o projeto para o público, entendemos o que funciona, o que precisa ser ajustado. Muitas pessoas testaram o contraste, perguntaram sobre o uso de Libras. É muito legal ver o interesse”.
Formação humana, técnica e cidadã – Responsável pela organização da mostra, o professor Thiago Pardo explica que a feira nasceu do desejo de aproximar a sociedade da rotina universitária. “Há muita dúvida sobre a diferença entre os cursos de graduação, o que cada um ensina e como é seu mercado de trabalho. Com a feira, conseguimos esclarecer e, às vezes, despertar aquele brilho no olho de quem nos visita ao descobrir: é isso que eu quero fazer”, relata.
Para a professora Kamila, que é presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICMC, eventos como o Portas Abertas cumprem um papel fundamental: fazer os alunos saírem da teoria e vivenciarem uma interação com o público real, favorecendo uma formação cidadã. “Quando eles veem pessoas reais interagindo com o que desenvolveram, idosos, pessoas com deficiência auditiva ou visual, percebem o quanto a acessibilidade amplia o alcance de uma solução”.
Essas experiências, afirma a docente, moldam profissionais mais humanos: “O desenvolvimento socialmente responsável começa aqui. A computação precisa ser pensada para todos”.
Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica
Saiba mais:
Veja como foi a programação do ICMC de Portas Abertas: icmc.usp.br/e/oesb0
Conheça os projetos da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC: portal.icmc.usp.br/cultura-e-extensao



