Interlocutores Egida disseminam a cultura de fazer gestão baseada em dados

Iniciativa do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP, o programa reforça a importância de se basear em métricas e indicadores para o processo de tomada de decisão

Foto: DC Studio/Freepik

Com a proposta de fortalecer e disseminar a cultura de fazer uma gestão baseada em dados, o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) criou o Programa Interlocutores do Egida, que reúne representantes das unidades e órgãos da USP para oferecer uma formação sobre o uso de indicadores e métricas no processo de tomada de decisão, trocar experiências e boas práticas e aprimorar a coleta e a divulgação de dados na Universidade.

Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques – Foto: Reitoria USP

 

“Ao longo dos anos, o Egida desenvolveu processos e práticas que contribuem para o uso de indicadores para a tomada de decisão. O Programa Interlocutores visa a contribuir para que as unidades possam conhecer esses conceitos e utilizá-los nas suas atividades. Simultaneamente, a característica bidirecional do programa fortalece os vínculos do Egida com as Unidades, estabelecendo uma parceria para que os dados coletados de forma centralizada, destinados aos órgãos centrais sejam compreendidos e apurados pelas Unidades”,

A iniciativa aproxima o Egida de toda a comunidade USP, levando para dentro das unidades e órgãos da Universidade a discussão sobre a definição e a análise de indicadores para apoiar gestores, o estabelecimento de políticas e o acompanhamento de resultados e seus impactos.

A coordenadora do programa, Raquel Assed Bezerra da Silva, explica que “o Interlocutores do Egida também auxilia na articulação para a coleta de informações, tornando o processo de produção e compilação de dados mais adequado e confiável. Isso é fundamental, tanto para a qualidade dos dados que compõem o Anuário Estatístico e a Carta de Serviços, instrumentos valiosos de comunicação da Universidade com a sociedade, como para as comparações nacionais e internacionais representadas, por exemplo, pelos rankings acadêmicos”.

Raquel Assed Bezerra da Silva – Foto: Odontopediatria/Sites USP

Raquel ressalta que o programa tem ajudado a ampliar a divulgação de como diferentes bases de dados, como os próprios sistemas corporativos da Universidade, podem auxiliar a gestão.

“Na USP, temos uma diversidade de dados disponíveis e que ainda são desconhecidos por uma parte da comunidade interna e externa. Um exemplo é a Carta de Serviços, que descreve os serviços oferecidos pela Universidade com uma riqueza incrível de dados e que, de certa forma, são subutilizados pelos gestores”,

 

 

Encontro do mês de outubro dos interlocutores Egida – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Interlocutores

Atualmente, o programa Interlocutores Egida conta com a adesão de aproximadamente 70 interlocutores – representantes de Unidades e órgãos da Universidade, indicados por seus dirigentes – que participam de atividades de formação, como reuniões, palestras e discussões.

Mensalmente, são organizados encontros on-line para reforçar conceitos, difundir conhecimentos e capacitar os interlocutores. Desde que entrou em atividade, no segundo semestre de 2024, o programa já abordou temas como sistemas corporativos da USP, critérios dos rankings internacionais, bases de dados cientométricas e métricas de impacto das universidades na sociedade.

Manfredo Harri Tabacniks – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

“Como interlocutor pelo Instituto de Física, participo de todas as reuniões e preparo um resumo das informações para a diretora e para o presidente da Comissão de Pesquisa. Uma das sugestões que surgiram a partir dessas discussões, por exemplo, foi a padronização das citações acadêmicas para facilitar a busca e catalogação”, explica o professor do Instituto de Física e ex-diretor da unidade, Manfredo Tabacniks, que também pontua a dificuldade de vencer as urgências diárias da gestão e dar prioridade a esses temas.

 

Marcia Blasques – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“O papel dos interlocutores tem se mostrado essencial para fortalecer a cultura de gestão baseada em dados na USP, porque somos capacitados para entender a relevância dos indicadores e das informações que são fornecidas ao Egida e para disseminar esse conhecimento dentro de nossas unidades e órgãos”, afirma a editora-executiva da Superintendência de Comunicação Social, Marcia Blasques, uma das participantes do programa.

Os participantes recebem um certificado, emitido em colaboração com a Escola USP de Gestão.

Os interlocutores também recebem e divulgam os boletins enviados pelo Egida sobre os resultados dos diferentes rankings nacionais e internacionais, estimulando a reflexão em torno de ações a serem propostas. Está em fase de elaboração um repositório que disponibilizará para os interlocutores vídeos e conteúdos relacionados aos temas de avaliação, indicadores e métricas.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP

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