Na reta final para o vestibular da Fuvest, especialistas analisam livros de leitura obrigatória

Pesquisadores discutem as obras de literatura brasileira e portuguesa que são exigidas para o exame de ingresso na USP; primeira fase acontece no dia 23 de novembro

O vestibular para ingresso na USP, que é realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), exige ao todo nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português.

Nas edições de 2026 a 2028 do exame, a lista é composta somente de mulheres autoras de língua portuguesa, renovação que se justifica pela necessidade de se valorizar o papel das mulheres na literatura, não apenas como personagens, mas como autoras. “Muitas delas foram alvo de décadas de invisibilidade pelo fato de serem mulheres”, ressalta a presidente do Conselho Curador da Fuvest e vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Para ajudar no entendimento dessas obras, matérias especiais do Jornal da USP e eventos realizados pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, numa iniciativa que integra o projeto BBM no Vestibular, apresentam análises de especialistas em literatura. Confira abaixo:

 

Canção para ninar menino grande

Conceição Evaristo

 

Balada de amor ao vento

Paulina Chiziane

 

A visão das plantas

Djaimilia Pereira de Almeida

 

Caminho de pedras

Rachel de Queiroz

 

Nebulosas

Narcisa Amália

 

As meninas

Lygia Fagundes Telles

 

Memórias de Martha

Júlia Lopes de Almeida

 

Opúsculo humanitário

Nísia Floresta

 

O Cristo cigano

Sophia de Mello Breyner Andresen

 

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...