Pesquisadores discutem as obras de literatura brasileira e portuguesa que são exigidas para o exame de ingresso na USP; primeira fase acontece no dia 23 de novembro
O vestibular para ingresso na USP, que é realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), exige ao todo nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português.
Nas edições de 2026 a 2028 do exame, a lista é composta somente de mulheres autoras de língua portuguesa, renovação que se justifica pela necessidade de se valorizar o papel das mulheres na literatura, não apenas como personagens, mas como autoras. “Muitas delas foram alvo de décadas de invisibilidade pelo fato de serem mulheres”, ressalta a presidente do Conselho Curador da Fuvest e vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.
Para ajudar no entendimento dessas obras, matérias especiais do Jornal da USP e eventos realizados pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, numa iniciativa que integra o projeto BBM no Vestibular, apresentam análises de especialistas em literatura. Confira abaixo:
Por Jornal da USP



