Oportunidade de pós-doutorado para projeto que une Matemática e Ciências Sociais

Com bolsa de R$ 12mil, interessados irão estudar problemas relacionados à criminalidade

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e o CEPID-CeMEAI anunciam uma oportunidade de vaga de pós-doutorado no projeto Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: uma abordagem transdisciplinar. Os interessados irão colaborar na interface entre Ciências Sociais e Ciência de Dados, investigando problemas relacionados à criminalidade, impunidade e legitimidade das instituições do sistema de justiça.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e visa o avanço da pesquisa de ponta em análise de dados criminais, sendo uma colaboração entre ICMC/USP, o Centro de Estudos da Violência (NEV/USP), Unesp e Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O pós-doutorando interagirá com membros dessas instituições, mas ficará sediado em São Carlos (SP).

“Estamos procurando um colaborador altamente motivado. Curiosidade, mente aberta, criatividade, persistência e capacidade de trabalho colaborativo são as principais habilidades pessoais que buscamos. Doutorado em ciência da computação, matemática aplicada ou áreas afins, com experiência comprovada e publicações de alta qualidade é o perfil que buscamos. Os candidatos devem ter habilidades avançadas de programação e uma sólida formação em ciência de dados e técnicas de aprendizado de máquina”, explicou o coordenador e professor do ICMC, Luís Gustavo Nonato.

Ainda segundo o coordenador, os candidatos devem ter doutorado nos últimos 7 anos e fluência em inglês.

Suporte Financeiro

Para a vaga, a Fapesp oferece suporte financeiro com um salário mensal de R$ 12.000,00 (cerca de U$ 2.400,00). O apoio também pode ser fornecido para cobrir despesas de transporte e mudança para São Carlos. Também inclui um subsídio extra para cobrir a participação em conferências altamente relevantes, viagens de pesquisa (limitado a 10% do valor anual da bolsa), computadores e equipamentos relacionados à pesquisa. O cargo é de um ano, mas pode ser prorrogado por mais um ano.

Aplicação e condição do contrato

Os candidatos estão convidados a enviar uma carta de apresentação, currículo vitae (incluindo seu registro de publicação completo), bem como cartas de referência (pelo menos duas) por e-mail para o Dr. Luís Gustavo Nonato – gnonato@icmc.usp.br – (somente arquivos PDF ) até 15 de agosto de 2024.

O contrato segue os termos Auxílio da Fapesp no âmbito da Pesquisa em eScience e Data Science (https://fapesp.br/escience/).

Assista ao vídeo sobre o Projeto:

Raquel Vieira– Assessoria de Comunicação CEPID-CeMEAI

Para outras informações fale com:
gnonato@icmc.usp.br