No dia 10 de setembro de 2024, será inaugurada no Centro Cultural de São Carlos da USP a exposição Alfredo Bosi: entre a crítica e a utopia. Com curadoria de Viviana Bosi, a mostra, realizada pelo Instituto de Estudos Avançados da USP em parceria com o Polo São Carlos do IEA e com o Centro MariAntonia, homenageia a vida e obra do crítico literário, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e professor emérito de literatura brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Uma mesa de abertura, às 19h do dia 10, marcará o início da mostra. Participarão Elisabete Moreira Assaf, coordenadora do Polo; David Sperling, vice-coordenador do Polo; Guilherme Ary Plonski, membro do Comitê de Governança da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica; Diana Junkes, professora de literatura da Universidade Federal de São Carlos; José Alfredo Bosi, médico e economista, filho de Alfredo Bosi.
A exposição chega a São Carlos após temporada em São Paulo, onde ocupou o histórico edifício Rui Barbosa, na Rua Maria Antônia. Para a nova etapa, os itens da mostra serão apresentados em nova disposição, adaptada por David Sperling, vice-coordenador do Polo São Carlos do IEA e professor livre-docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. O objetivo é adequar o projeto ao novo espaço, proporcionando ao visitante um percurso fluido ao longo dos cinco eixos temáticos que recompõem a trajetória pessoal, política e intelectual de Alfredo Bosi, apresentando-a a novos públicos e revelando facetas ainda pouco conhecidas deste que é considerado um importante intérprete do Brasil.
Para além dos mais de 60 fac-símiles de documentos do acervo de Bosi, como fotografias, cadernos de anotação, correspondências e programas de disciplinas ministradas nos anos 1970 para alunos de literatura brasileira da FFLCH-USP, a mostra em São Carlos contará também com objetos originais, como uma edição do Dicionário de Filosofia Abbagnano, traduzido pelo crítico literário nos anos 1960, uma máquina de escrever Olivetti Studio 46, dos anos 1970, e lupas usadas pelo professor durante suas pesquisas, como aquelas que deram origem à Dialética da colonização, de 1992.
Na exposição, o visitante terá ainda a oportunidade de assistir a dois vídeos com fragmentos de entrevistas com Alfredo Bosi, cedidos exclusivamente para a mostra. Enquanto o primeiro, com trechos do programa Roda Viva da TV Cultura, gravado em 2002, serve de introdução ao pensamento crítico do professor e aborda um pouco de sua militância pela educação e por justiça social, o segundo, um depoimento feito à ABL em 2003, traz relatos mais íntimos e comoventes de sua relação com a família, o trabalho e a literatura.
Alfredo Bosi: entre a crítica e a utopia fica em cartaz até o dia 10 de outubro de 2024.
Serviço:
Exposição Alfredo Bosi entre a crítica e a utopia
Abertura 10 de setembro de 2024
Onde Centro Cultural USP São Carlos – Av. Dr. Carlos Botelho – Parque Santa Monica, São Carlos
Quando de 10 de setembro a 10 de outubro de 2024
Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 20h
Quanto Grátis
Informações 16 3373-8027 / cultura@sc.usp.br
Por Ananda Silva de Almeida e Leandra Rajczuk Martins