3ª Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030 em São Carlos

Até 14 de novembro, acontece na Universidade de São Paulo a segunda edição da Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030.

Realizado pela Superintendência de Gestão Ambiental e a Ecofalante, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e o Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU-USP, o evento tem o intuito de fomentar discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030.

A Programação na USP São Carlos será:

Dia 7/11 às 19 horas – Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima (em frente ao Bloco E1)

GIG – A Uberização do Trabalho (Brasil, 60’)

O trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais cresce no mundo todo. Mas o avanço da chamada ‘Gig Economy’, fenômeno também conhecido no Brasil por ‘uberização’, vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho numa sociedade cada dia mais conectada.

Debatedores: Flávio Pinheiro Martins e Thiago Bertolini dos Santos

Dia 8/11 às 16 horas – Anfiteatro do Laboratório de Ensino do Depto de Eng. Elétrica e de Computação da EESC-USP

O Fio da Meada (Brasil, 77′)

O filme mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denúncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

Debatedores: João Marcos de Almeida Lopes e Sara Lúcia De Freitas Osório Bononi

Dia 12/11 às 19 horas – Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima (em frente ao Bloco E1)

A História do Porco (em Nós) (Bélgica, 120’)

Histórias e imagens de porcos estão presentes em todo o mundo. O animal causa repulsa e desejo. A maneira com que o tratamos reflete-se em nossa ação como ‘seres humanos’. Poderia este animal glutão ser uma metáfora da nossa ganância infinita? O narrador nos leva em uma jornada centrada no porco, da pré-história ao presente e ao redor do mundo. Visitamos de laboratórios a museus, de matadouros a fazendas orgânicas. Vemos o que o homem faz com os animais e, em última instância, com o mundo. Poderia haver uma transição para um mundo menos ganancioso e mais respeitoso com os seres humanos, animais e meio ambiente?
Debatedores: Djalma Nery e Flávia Thiemann

Classificação indicativa (12 anos). O filme contém cenas de maus-tratos contra animais.

Por GCACEx USP – São Carlos