Atividades na USP São Carlos celebram o Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, e o Campus da USP São Carlos contará com atividades para celebrar esta data.

Serão promovidos espaços de compartilhamento de experiências com universitários, apresentações de alunos do ensino médio, intervenções culturais celebrando a cultura negra e as vivências que as pessoas negras possuem em nosso meio.

Programação completa:

8:00 – 10:00 – Abertura com apresentações dos grupos de trabalhos dos estudantes do Colégio CAASO

10:30 – 12:15 – Roda de Conversa com Pesquisadoras do Ensino Superior + Comentários sobre as apresentações

12:10 – 12:30 – Encerramento

15:30 – 17:30 – Cine Debate (Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano – Sala 6-001 – ICMC-USP)

18:30 – 21:00 – Mesa ‘Representatividade e Trajetória Acadêmica’ (local: ICMC – USP)

A data

A Lei Federal 10.639, promulgada em 2003, completa esse ano 16 anos de vigência, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana na base curricular dos ensinos fundamentais e médios, e colocando o Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de Novembro, quando da comemoração da morte do líder Zumbi dos Palmares – no calendário escolar.

Além da memória de Zumbi, se celebra a identidade africana como elemento estruturante e orgânico da construção de nosso país, socialmente e culturalmente, sendo a população negra (autodeclarados pretos e pardos) a maioria brasileira – segundo censo IBGE 2018, em torno de 55% das pessoas.

Organização: Colégio CAASO e ‘Grêmio (R)evolução – Grêmio Estudantil do Colégio CAASO’

Apoio: USP Diversidade, Coletivo Negro Elza Soares, Curta Cultura, Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP)

Para mais informações, clique aqui.

Com informações da organização do evento