Sites e apps programados por universitárias podem auxiliar no combate à violência de gênero

Grupo da USP em São Carlos oferece maratona de aprendizagem gratuita na área da programação para mulheres de qualquer instituição de ensino superior

Instituto da USP oferece treinamento em programação para mulheres cis e transgênero – Foto: Women in Tech / ICMC

No dia 19 de maio, o grupo Women in Tech, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, oferecerá às mulheres um dia inteiro de aulas e debates sobre programação. O evento é gratuito e aberto para pessoas que se identificam com o gênero feminino ou como não binárias, e que sejam estudantes de graduação ou de pós-graduação em qualquer universidade. Serão ofertadas 60 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril neste link.

O chamado hackathon acontecerá no Onovolab, um centro de inovação na cidade de São Carlos, e a previsão é de que aconteça das 8h30 às 19 horas.

Antes do evento presencial, acontecerá uma atividade on-line no dia 11 de maio, às 14 horas, com o intuito de introduzir as pessoas inscritas no universo da computação. A presença não é obrigatória e todo o conteúdo das palestras e workshops ficará disponível para ser consultado posteriormente. A organização do Women in Tech estimula que as inscritas participem do pré-evento para conhecerem mais sobre códigos de programação e sobre discussões de gênero.

Hackathon: o que é e como funciona?

hackathon é um evento que ocorre num curto período de tempo, geralmente entre um dia e uma semana, no qual profissionais da área da programação se reúnem para debater sobre soluções inovadoras para uma questão específica. O termo é uma junção das palavras inglesas hack (usado informalmente para indicar um método mais simples ou rápido de resolver um problema) e marathon (maratona).

As participantes serão divididas em grupos de até quatro integrantes. Não é necessário fazer parte de um grupo antes de realizar a inscrição. As participantes sem uma equipe serão alocadas em um time e convidadas a participar de um servidor na plataforma Discord para estimular a integração.

O regulamento completo pode ser conferido no site do Women in Tech.

• Credenciamento;
  • Apresentação Women in Tech;
  • Desenvolvimento – início às 11h;
  • Desenvolvimento – término às 16h;
  • Organização para apresentação do Pitch (os times terão 30 minutos para se organizarem);
  • Pitch (5 min por time) – 16h30;
  • Premiação – 18h30;
  • Encerramento e coffee à noite – 19h.

Women in Tech

O Women in Tech é um grupo de extensão da USP em São Carlos, cujo objetivo é “realizar eventos, integração, reuniões e debates com a finalidade de discutir a falta de representatividade feminina nas áreas de ciência e tecnologia”.

A iniciativa é coordenada pela professora Sarita Bruschi e é aberta a estudantes de diferentes cursos de graduação e anos de ingresso.

Onovolab localiza-se na Rua Aquidaban, 1 – Centro, São Carlos.

Mais informações: womenintech@icmc.usp.br

Por Jornal da USP