Cátedra da USP oferece bolsa para pesquisa sobre saberes das mulheres indígenas

Edital aberto seleciona pesquisador de pós-doutorado nas áreas de antropologia, psicologia, pedagogia, saúde pública, artes, literatura, estudos culturais, direitos humanos e afins; inscrições vão até 21 de fevereiro

Mulheres Xikrin, obra de Arissana Pataxó

Mulheres Xikrin é uma obra de Arissana Braz Bomfim de Souza “Pataxó”, exposta pela primeira vez na mostra Resistência, em 2018, no Fórum Social Mundial, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador – Yngrid Teixeira / Wikimedia Commons

Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lançou edital para seleção de pesquisador de pós-doutorado nas áreas de antropologia, psicologia, pedagogia, saúde pública, artes, literatura, estudos culturais, direitos humanos ou áreas afins. As pessoas interessadas podem se candidatar das 10 horas do dia 8 até as 18 horas de 21 de fevereiro, por meio do preenchimento de formulário. Para se inscrever, também é necessário o envio de documentos, incluindo pré-projeto de pesquisa e carta de motivação.

A pessoa selecionada receberá bolsa no valor de R$ 9.047,40 por 12 meses e colaborará para o programa Caminho da Cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas, liderado pelas titulares da Cátedra em 2024, as indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Será necessário comprovar desempenho acadêmico e produção científica relacionados à temática indígena e experiência em trabalho de campo, realização de entrevistas, levantamento de conteúdos, e em pesquisas com povos indígenas. São diferenciais a habilidade na operação de equipamentos de áudio e vídeo e de aplicativos para o desenvolvimento da pesquisa e sua comunicação. Veja todos os requisitos no edital.

No dia 1º de março será divulgada a lista de seleção e chamada para entrevista nos dias 4 e 5 com a coordenação da Cátedra e das catedráticas. A divulgação do resultado final do processo seletivo acontecerá no dia 7 de março, no site do IEA.

Atividades

Pesquisador bolsista participará do planejamento das ações relacionadas ao programa da trinca, do desenvolvimento de pesquisas, organização e realização de encontros e ciclos de palestras, eventual execução de curso que poderá ser oferecido no segundo semestre, bem como da elaboração dos produtos da titularidade. É necessário ter disponibilidade para viagens para trabalho de campo.

Durante as atividades, o pós-doutorando irá interagir constantemente com a coordenação da Cátedra e o corpo funcional do IEA, tanto em reuniões quanto na organização e produção das atividades administrativas, culturais e acadêmicas.

Bolsa de pós-doutorado da Cátedra Olavo Setubal
Inscrições até 21 de fevereiro de 2024, às 18 horas
Acesse o edital e o formulário de inscrição

Por Jornal da USP – Com informações do IEA e do Itaú Cultural