Como trilhar os primeiros passos na pesquisa científica? Inscreva-se nas Jornadas de Pesquisa em Matemática da USP

Iniciativa pioneira é voltada para estudantes que estão no final da graduação ou no início do mestrado; inscrições vão até 22 de outubro, quem for selecionado poderá receber auxílio financeiro, caso não resida em São Carlos

 

Os estudantes selecionadas para a edição de 2023 das Jornadas de Pesquisa em Matemática apresentaram os resultados dos dois projetos no dia 6 de fevereiro para uma plateia de pesquisadores que estavam participando do Programa de Verão em Matemática do ICMC. (crédito da imagem: Denise Casatti)

 

Já pensou em ter uma experiência genuína de pesquisa, com todos os desafios que envolvem explorar o desconhecido e vivenciar a empolgação de descobrir algo novo? No mundo da pesquisa matemática, essa experiência costuma acontecer durante o doutorado. Mas uma iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, quer dar essa oportunidade para quem está terminando um curso de graduação ou começando o mestrado.

Essa é a proposta das Jornadas de Pesquisa em Matemática, que vão acontecer de 13 de janeiro a 24 de fevereiro de 2024, propiciando um mergulho aprofundado em uma experiência colaborativa de pesquisa. As atividades ocorrem simultaneamente durante o Programa de Verão em Matemática, que tradicionalmente é oferecido no início de todos os anos no ICMC.

“Até mesmo quem faz iniciação científica ou está em um curso de graduação em matemática não costuma necessariamente desenvolver projetos originais sob a supervisão de pesquisadores de renome. O diferencial das Jornadas é oferecer essa possibilidade, apresentar um modelo de atividades de pesquisa na carreira científica e fomentar o espírito de colaboração”, explica o professor Ali Tahzibi, um dos coordenadores da iniciativa. Ele encoraja todas as pessoas interessadas em descobrir o mundo da pesquisa em matemática, independentemente do ano ou do curso em que estejam matriculadas, a se candidatarem: “Estamos em busca, em particular, de estudantes com experiência em olimpíadas científicas ou que já desenvolveram ou estão desenvolvendo projetos extracurriculares, de extensão universitária ou iniciação científica, por exemplo”.

Os únicos pré-requisitos para a inscrição é possuir conhecimentos de disciplinas que fazem parte do ciclo básico da área de matemática, tais como cálculo diferencial e integral e álgebra linear. Essas componentes curriculares costumam estar presentes em todos os cursos de ciências exatas, tais como computação, engenharia, estatística e física.

Para se inscrever na iniciativa, basta preencher o formulário de inscrição até dia 22 de outubro acessando este link: https://icmc.usp.br/e/ff82d. Durante o preenchimento, você precisará anexar o arquivo em PDF do seu histórico escolar e também adicionar o nome e o endereço de e-mail de um professor ou professora como referência. Essa pessoa deverá enviar uma carta de recomendação, conforme instruções disponibilizadas no formulário. Além disso, quem tiver experiência prévia em olimpíadas científicas poderá incluir a documentação comprobatória de participação ou premiação.

Entre os pesquisadores que vão supervisionar os estudantes durante a próxima edição das Jornadas de Pesquisa estão: Ana Paula Chaves, da Universidade Federal de Goiás; Catarina Barbosa Machado, da Universidade Federal de São Carlos; Milton Jara, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Susana Frómeta Fernandez, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; além de Antonio Castelo Filho, Lucas Marinelli Reia, Roberto Alvarenga e Thaís Jordão, todos do ICMC.

 

Em um bate-papo descontraído no jardim secreto do ICMC, seis estudantes de graduação que vivenciaram as Jornadas de 2023 revelaram o quanto a experiência foi transformadora (crédito da imagem: Denise Casatti)

 

Como a ideia surgiu – “Se uma ideia é boa, deve ser adaptada e replicada” menciona o outro coordenador das Jornadas, professor Guilherme Silva, do ICMC. Algumas propostas semelhantes já são desenvolvidas em outros países e, inclusive, houve versões semelhantes no contexto brasileiro.

Segundo o professor Ali, a principal inspiração é proveniente dos Estados Unidos, onde diversos programas chamados de Research Experience for Undergraduates (REU) são realizados em universidades em diferentes áreas do conhecimento. Esse modelo também teve uma versão brasileira implementada vários anos atrás por iniciativa da professora Maria Helena Noronha, da California State University-Northridge, e de seus colaboradores no Brasil.

“Na década de 2000, foi realizado um programa de pesquisa entre estudantes brasileiros e americanos chamado International Research Experience for Students, com suporte da National Science Foundation e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa iniciativa contou com várias edições e teve o envolvimento de diversas pessoas de nossa comunidade, mas infelizmente ficou adormecida por vários anos. Inclusive, houve uma edição no ICMC em 2006”, relembra o professor Ali.

Outra edição deste evento também foi realizada no ICMC em 2014 com colaboração da coordenação do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME): “Alguns dos alunos que participaram dessa experiência terminaram o doutorado em uma área próxima ao projeto que desenvolveram durante o evento no ICMC”, completa o professor.

A história de algumas dessas iniciativas pode ser encontrada no site do evento deste ano. Segundo Ali, o apoio do professor Guilherme foi crucial para a retomada da proposta este ano, por meio de um projeto piloto, que contou com a participação de oito estudantes.

Divididos em dois times, eles desenvolveram atividades de pesquisa de 3 de janeiro a 10 de fevereiro, atuando em dois diferentes projetos: Jogos de dados não transitivos e Urnas de Pólya em hipergrafos. Os resultados originais obtidos pelos grupos serão submetidos a periódicos científicos da área de matemática em breve.

“Para a edição de 2024, esperamos ampliar o número de projetos e participantes. Planejamos uma semana de minicursos para introdução aos temas relevantes e quatro semanas para o desenvolvimento científico, que culminará em uma apresentação para a comunidade matemática”, destaca Guilherme Silva. Quem for selecionado poderá escolher qual problema matemático deseja pesquisar, trabalhando em equipe com outros estudantes.

Para ter uma ideia do desafios que serão propostos aos participantes, basta acessar o site do evento, onde as informações sobre quatro problemas matemáticos já estão disponíveis: http://verao.icmc.usp.br/jornadas2024/projetos.html. Tanto a edição de 2023 quanto a próxima contam com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

Aprendizados – As descobertas dos oito estudantes que participaram da primeira edição das Jornadas foram muito além dos resultados de pesquisa. “As Jornadas me deram um direcionamento: agora tenho certeza de que é na matemática que vou seguir”, revelou Rafael Malvezzi Zorzetto, 21 anos. Natural de Mogi Mirim, no interior de São Paulo, Rafael não conviveu com matemáticos antes de escolher cursar o Bacharelado em Matemática, com ênfase em Matemática Computacional, na Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. Então, não tinha muita certeza de que deveria prosseguir nessa área antes de participar das Jornadas. “Descobri que não quero sair da matemática tão cedo. Eu me sinto bem analisando um problema por muitos ângulos para tentar solucioná-lo”, adicionou.

Em um bate-papo descontraído no jardim secreto do ICMC, no dia 6 de fevereiro, logo depois de apresentarem os resultados de seus projetos para uma plateia de pesquisadores em matemática, no auditório Luiz Antônio Favaro, Rafael e mais cinco estudantes que participaram das Jornadas revelaram o quanto a experiência foi transformadora. “Tipicamente, quando você desenvolve uma pesquisa durante a graduação, não é de uma forma muito colaborativa. As Jornadas forneceram uma experiência muito dinâmica: cada pessoa veio de um lugar, com diferentes perspectivas, então, a gente tinha diversas ferramentas para abordar um mesmo problema”, explicou Luis Guilherme Coelho Bueno, 22 anos, que cursa Matemática Aplicada a Negócios, no campus da USP, em Ribeirão Preto. “Isso me mostrou o quanto a experiência de fazer pesquisa é muito diferente da experiência de fazer um projeto de iniciação científica”, completou.

“A gente tem noção de que existe uma comunidade matemática, mas não se sente inserido nessa comunidade e as Jornadas são uma oportunidade para ver como isso funciona”, disse Marcelo Tabarelli, 22 anos, que faz Bacharelado em Matemática na Unicamp. “Eu sabia que existia algo a ser descoberto, mas achava que tinha que ser feito de um modo rígido e não de forma flexível, que se pode explorar, como descobri nas Jornadas”, adicionou João Pedro Cardoso de Paula, 19 anos, que também faz Bacharelado em Matemática na Unicamp.

A experiência foi tão produtiva que alguns de seus frutos puderam ser compartilhados com estudantes do ensino fundamental. Os jogos de dados não transitivos pesquisados por um dos grupos das Jornadas chegaram às mãos dos participantes do Clube da Matemática da escola estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos. Investigando o jogo de dados, tal como os universitários fizeram nas Jornadas, os estudantes da educação básica conseguiram calcular as probabilidades de acerto quando os dados eram lançados 10 mil vezes.  Um exemplo de que a união entre ensino, pesquisa e extensão tem potencial para promover aprendizados que transcendem as barreiras que separam a Universidade da sociedade.

 

“Estamos em busca, em particular, de estudantes com experiência em olimpíadas científicas ou que já desenvolveram ou estão desenvolvendo projetos extracurriculares, de extensão universitária ou iniciação científica, por exemplo”, destacou o professor Ali, um dos coordenadores da iniciativa.

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Mais informações
Clique e confira a reportagem detalhada sobre as ações realizadas no Clube da Matemática da escola estadual Sebastião de Oliveira Rocha: https://icmc.usp.br/e/3df51.
Acesse o site das Jornadas: http://verao.icmc.usp.br/jornadas2024/index.html
Inscreva-se na próxima edição até 22 de outubro: https://icmc.usp.br/e/ff82d

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