Na próxima sexta-feira, 5 de abril, a partir das 13h30, público vai descobrir como o ICMC está implementando ações para apoiar professores, estudantes e funcionários em atividades destinadas a quem não está dentro da Universidade

Gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, o evento começará às 13h30 e terminará por volta das 14h30, quando será oferecido um coffee break no Hiperespaço Gilberto Loibel, no hall da Biblioteca Achille Bassi.

Superar as barreiras e os muros invisíveis que separam quem faz parte da comunidade universitária das pessoas que não estão dentro USP. Esse é um desafio que tem mobilizado professores, estudantes e funcionários desde o surgimento da Universidade, mas que vem ganhando novos contornos nos últimos anos a partir de uma exigência legal: as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular de quem ingressou na graduação a partir de 2013.

A fim de construir caminhos para apoiar essas atividades, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está implementando um projeto piloto de engajamento com a sociedade, que será apresentado durante um evento na próxima sexta-feira, 5 de abril, a partir das 13h30, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, o evento terminará por volta das 14h30, quando será oferecido um coffee break no Hiperespaço Gilberto Loibel, no hall da Biblioteca Achille Bassi.

Durante a iniciativa, o público poderá compreender conceitos que interconectam a curricularização da extensão universitária e o engajamento com a sociedade, vislumbrando as inúmeras oportunidades que o atual momento propicia para ampliar os impactos positivos das ações da USP tanto para aqueles que estão dentro quanto para quem está fora do ambiente universitário. Serão mostradas, ainda, as premissas, os fluxos e os procedimentos que devem ser seguidos pelas atividades de extensão a fim de que passem a ser registradas no histórico escolar dos graduandos.

A finalidade do evento é destacar o quanto o processo de curricularização da extensão é, na verdade, um caminho para levar professores, estudantes e funcionários a se aproximarem da população. Um caminho que, se trilhado de forma apropriada, poderá gerar aprendizados valiosos e melhorar as práticas de ensino e de pesquisa realizadas pela comunidade universitária.

Organizado pela Diretoria do ICMC em parceria com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária e a Comissão de Graduação do Instituto, o evento não demanda inscrições prévias e será gravado para que, posteriormente, seja disponibilizado no canal do ICMC no Youtube.

Texto: Denise Casatti, Assessoria de Comunicação ICMC-USP

Evento: Como uma iniciativa de extensão pode levar a USP a se engajar mais com a sociedade e agregar valor ao currículo dos estudantes?
Quando: sexta-feira, 5 de abril, a partir das 13h30
Local: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC
Endereço: rua Trabalhador São-carlense, 400, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Dúvidas: escreva para denise@icmc.usp.br