Concerto da Osusp e homenagens marcam início das comemorações dos 90 anos da USP

28 instituições e pessoas que fazem parte da história da Universidade foram agraciados com medalha Armando de Salles Oliveira

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior abriu a cerimônia que aconteceu no dia 25 de janeiro, na Sala São Paulo – Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens​​

O imponente prédio da Sala São Paulo viveu uma noite festiva no dia 25 de janeiro. Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), que lotou os quase 1.500 lugares do espaço, marcou o início das comemorações dos 90 anos da USP.  O evento reuniu autoridades governamentais, entre eles o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o vice-presidente Geraldo Alckmin; cinco ministros, além de docentes, alunos e servidores da Universidade.

“Hoje, quando celebramos os 90 da nossa Universidade de São Paulo, além da alegria, do orgulho legítimo e da confiança na potência transformadora do conhecimento, somos convidados a analisar nosso passado e a pensar nosso futuro. A grandeza da USP decorre do trabalho de excelência de gerações que pesquisaram, estudaram, ensinaram e difundiram o saber para o progresso do nosso País”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura da cerimônia.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, agradeceu à USP pelos 12 presidentes formados pela Universidade e por dezenas de ministros e mentes extraordinárias que servem o Brasil. “O conhecimento é uma poderosa ferramenta. A USP mostra que, para fazer parte desse eixo do conhecimento, não é preciso ter nascido em berço de ouro. A cada dia a USP vai ficando cada vez mais com a cara do Brasil, preta, branca, indígena. A cara do povo brasileiro da periferia, que durante muitas décadas nem sonhava em entrar na USP e hoje já é metade dos alunos”, afirmou Lula.

“É uma alegria extraordinária ter a USP como parceira na condução de uma realidade melhor para todos os brasileiros, de todos os Estados, de todas as cores, de todas as raças”,  ressaltou o presidente.

28 instituições e personalidades foram agraciadas com a medalha Armando de Salles Oliveira – Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens

“Sem a ciência, a tecnologia e a inovação, não é possível ter um desenvolvimento consistente e sustentável no nosso Estado e no nosso País. O Estado de São Paulo teve uma liderança esclarecida que se preocupou com a educação e isso fez com que a USP se tornasse esse centro de excelência. Por isso eu quero agradecer, em nome do governador, a todos os professores, funcionários e alunos da USP que mantêm sempre viva essa busca incessante da qualidade. Não é apenas a formação de recursos humanos, é a formação de uma sociedade mais justa”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, representando o governador Tarcísio de Freitas.

A cerimônia também foi marcada pela entrega da Medalha Armando de Salles Oliveira para 28 entidades e pessoas com atuação de grande relevância na parceria com a USP ao longo desses noventa anos.

A condecoração foi criada em 2008 para homenagear pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP e leva o nome do governador do Estado de São Paulo que assinou o decreto de criação da USP no ano de 1934.

Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens

Foram homenageados com a medalha “Armando de Salles Oliveira”

Governo da República Federativa do Brasil;

Governo do Estado de São Paulo;

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo;

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;

Supremo Tribunal Federal;

Universidade Estadual de Campinas;

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”;

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Instituto Butantan;

Marinha do Brasil;

Instituto de Pesquisas Tecnológicas;

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares;

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência;

Academia Brasileira de Ciências;

Academia de Ciências do Estado de São Paulo;

Academia Brasileira de Letras;

Academia Paulista de Letras;

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;

Associação Brasileira de Imprensa;

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo;

Financiadora de Estudos e Projetos;

Ministério Público do Estado de São Paulo;

Congresso Nacional

Júlio de Mesquita Filho (in memoriam)

Fernando de Azevedo (in memoriam)

A apresentação da Osusp teve o pianista Nahim Marun como solista e regência do maestro Gil Jardim. O repertório incluiu obras de Camargo Guarnieri (Dança Brasileira), George Gershwin (Rhapsody in Blue) e Modest Mussorgsky (Quadros de uma exposição).

Texto: Adriana Cruz, Michel Sitnik e Erika Yamamoto

Por Jornal da USP