“A USP é um orgulho para os brasileiros, principalmente para os do Estado de São Paulo”

Em comemoração pelos 90 anos da Universidade, o secretário Vahan Agopyan destaca a importância histórica da instituição para o desenvolvimento paulista

O secretário estadual Vahan Agopyan (centro) recebeu a medalha Armando de Salles Oliveira, em nome do Governo do Estado de São Paulo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“A USP é um orgulho para os brasileiros. É muito bom termos uma instituição como a USP e suas coirmãs, Unesp e Unicamp, que são responsáveis não apenas pela formação de recursos humanos, mas pela formação de uma sociedade mais justa”. A afirmação foi feita pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, que representou o governador Tarcísio de Freitas na cerimônia comemorativa aos 90 anos da USP, realizada na Sala São Paulo, no último dia 25 de janeiro.

“Desde o começo de sua gestão, o governador deixou claro que, sem ciência, sem tecnologia e sem inovação não é possível ter um desenvolvimento consistente e sustentável no nosso Estado e em nosso país. Minha principal atribuição na Secretaria é criar uma sinergia entre essas atividades, gerando desenvolvimento”, afirmou.

O secretário conhece bem a USP, da qual faz parte há mais de 50 anos e foi reitor entre os anos de 2018 e 2022. Em seu discurso, Agopyan destacou a importância do avanço científico e tecnológico como pilar do desenvolvimento econômico do Estado e elencou quatro principais fatores que contribuíram para que a USP se tornasse uma das cem melhores universidades do mundo. “A primeira razão é ter sido criada na antiga província de São Paulo que, desde o final do século 19, possuía uma liderança esclarecida, que considerava a educação essencial para o desenvolvimento da província”.

Em seguida, Vahan mencionou a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, criada em 1934, para formar pesquisadores em diversas áreas do conhecimento, inclusive nas ciências humanas. Ele lembrou que “na gênese da USP, foi essa faculdade que serviu de amálgama e unificou as outras seis faculdades profissionais já existentes”.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan – Foto: José Luis da Conceição/USP Imagens

O terceiro motivo apontado como fundamental para a excelência da USP é a garantia do financiamento de suas atividades. Agopyan ressaltou que, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), as instituições paulistas podem contar com uma estabilidade de recursos destinados às suas pesquisas.

“A Constituição Estadual garante à Fapesp 1% da arrecadação do Estado de São Paulo. Com isso, a Fapesp tem estabilidade e consegue fazer planejamento de longo prazo, patrocinando projetos por dez anos e permitindo que a USP, suas coirmãs – Unesp e Unicamp – e instituições federais instaladas em São Paulo, consigam ter estabilidade de financiamento das suas atividades de pesquisa”, explicou.

Por fim, Agopyan lembrou a importância da autonomia financeira conquistada pelas três universidades estaduais paulistas por meio do decreto 29.598, de fevereiro de 1989.

“Acredito que uma série de coincidências muito positivas fizeram da Universidade de São Paulo o centro de excelência do nosso país, do nosso continente. Por isso, quero agradecer a cada um dos professores, funcionários e alunos da USP por manter sempre viva essa busca incessante pela qualidade. A presença [neste evento] do presidente da República, do vice-presidente, de vários ministros, autoridades do poder judiciário, do poder militar, mostra o reconhecimento do trabalho que a USP está fazendo e aumenta a responsabilidade da Universidade, porque conseguir alcançar a excelência é difícil, mas mantê-la é mais difícil ainda”, concluiu.

Além do Poder Executivo, representado pelo Governo do Estado de São Paulo, a cerimônia também homenageou outras instituições que compõem o ecossistema político paulista: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Todos foram condecorados com a Medalha Armando de Salles Oliveira (veja lista completa dos agraciados aqui).

O concerto comemorativo da Osusp pelos 90 anos da Universidade de São Paulo foi realizado na Sala São Paulo, no dia 25 de janeiro – Foto: José Luis da Conceição/USP Imagens

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP