Desafio da educação é encontrar equilíbrio entre os riscos e as oportunidades que a IA produz

Marcílio Alves aborda temas que estarão em discussão no Encontro de Docentes USP 2023, com destaque para ensino e carreira

O objetivo central do encontro é esclarecer a necessidade de unir educação e inteligência artificial – Foto: Pixabay/geralt

Nesta quarta-feira (11), das 9 às 13 horas, acontecerá o Encontro de Docentes USP 2023, no auditório Camargo Guarnieri, que contará com o tema Ensino e Carreira. O evento será centrado em apresentações e debates acerca do papel da inteligência artificial no ensino, na carreira docente atual e em seus modelos alternativos.

O professor Marcílio Alves, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e organizador do evento, explica que o objetivo central é esclarecer a necessidade de unir a educação à inteligência artificial.

O encontro

Alves afirma que, para os organizadores do evento, foi difícil escolher um tema para o congresso, pois precisava ser algo que refletisse circunstâncias atuais e, ao mesmo tempo, direcionasse os indivíduos para o futuro. Portanto, foi escolhido a inteligência artificial (IA) como assunto, pela sua importância, em especial, no contexto do ensino.

Marcílio Alves – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O evento será dividido em duas partes. Na primeira, o Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgílio Almeida, irá palestrar sobre a IA. Em seguida, após um intervalo, acontecerá uma segunda apresentação, realizada pelo docente Fernando Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, sobre a carreira universitária.

“Isso é um tema para os professores, porque a nossa carreira está sempre sendo discutida, está sempre no âmago das questões importantes da USP. Então, o Fernando vai falar sobre o perfil docente ao longo da evolução da Universidade e a influência dele na carreira”, explica o organizador. “O encontro, que tradicionalmente é um local de troca de ideias, vai ter uma parte que será puramente debate livre entre os professores.”

O encontro já tem cerca de 450 inscrições e ainda está disponível para novas inscrições no site. O professor faz um convite especial a fim de que os docentes acompanhem presencialmente, para confraternização, porém, em benefício daqueles que não puderem, também haverá transmissão ao vivo no YouTube.

Oportunidades e riscos do avanço da IA na área do ensino

Segundo Alves, a arte da educação atual é encontrar o equilíbrio entre os riscos e as oportunidades que a inteligência artificial produz, pois o conhecimento está mais próximo das pessoas e o educador deve estar preocupado com o que está transmitindo e continuar o papel de instrutor dentro desse contexto tecnológico. Ele discorre que o evento vai abordar as reflexões e críticas que circundam o perfil docente, para além da IA. Para ele, existe um discurso popular de que a USP possui uma inércia, contudo, ela também é dinâmica.

“A evolução da carreira, dos métodos de ensino, de novos cursos e novas disciplinas, da tendência atual de interdisciplinaridade, tudo isso está presente nessa dinâmica uspiana”, finaliza Alves, afirmando que os professores são os principais responsáveis por essa dinâmica.

Arte: Joyce Tenório – Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado

Por Jornal da USP