CMF – uma versátil plataforma molecular em síntese orgânica

A busca de novas metodologias de síntese utilizando plataformas moleculares oriundas da biomassa tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, principalmente para a obtenção de produtos químicos que são tradicionalmente derivados do petróleo.

Imagem: Canva

Dentre os diversos compostos que podem ser obtidos, destaca-se o 5-(clorometil)furfural (CMF), o qual constitui uma plataforma interessante para a química orgânica e de materiais. A combinação particular de seus grupos funcionais e a possível manipulação sintética dos mesmos é de grande valor para transformações tanto na pesquisa acadêmica quanto no âmbito industrial. É possível, por exemplo, a obtenção de diferentes moléculas alvo, tais como monômeros, polímeros, biocombustíveis e outros compostos químicos de alto valor agregado.

No dia 3 de maio, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) oferece seminário presencial sobre o tema, abordando conceitos relevantes no campo da biomassa, com foco em exemplos das diferentes aplicações do CMF em síntese orgânica.

O palestrante, Jorge Andrés Mora Vargas, desenvolve seu doutorado junto ao Grupo de Síntese Orgânica do IQSC, sob orientação do professor Antonio Carlos Bender Burtoloso.  Atua nas áreas de Química Orgânica, sucroquímica, biomassa e bioenergia.

Agende:
“5-(clorometil)furfural (CMF) = uma versátil plataforma molecular em síntese orgânica”
03/05/2024 (sexta-feira), 14h, anfiteatro B do edifício Q1.
Evento presencial e gratuito, com certificado aos participantes.
Inscrições: no site do IQSC
por Sandra Zambon/IQSC com informações de Jorge Vargas