Dias 26 e 27: TUSP na 25ª Semana de Arte e Cultura – São Carlos

A ECA – Escola de Comunicações e Artes no campus São Carlos

Nos dias 26 e 27/09/22 e integrando a programação da 25ª Semana de Arte e Cultura, o TUSP São Carlos traz ao campus três estudantes da Escola de Comunicações e Artes (ECA), dos Departamentos de Artes Cênicas (CAC) e Música (CMU), bolsistas PUB (2021/22), modalidade online, que compartilharão com a comunidade universitária local projetos desenvolvidos em seus períodos como bolsistas TUSP.   Um deles, Henrique Carvalho (violonista), finalista do Projeto Nascente em 2021 e 2022.

Essas atividades são resultado de uma forma de atuação do TUSP São Carlos, pela qual os bolsistas PUB – Programa Unificado de Bolsas têm a oportunidade de criar, coordenar e experienciar atividades em suas áreas de formação, dirigindo-as aos públicos universitário e externo, sempre com a supervisão pedagógica da orientadora de arte Claudia Alves Fabiano. Não perca!

Oficina: Leitura Pública: “O pedido de Casamento”, de TCHEKHOV

No dia 26/09, às 14h, na sala do TUSP (Centro Cultural da USP), haverá leitura pública coletiva de texto dramatúrgico com mediação de Bárbara Freitas, retomando, assim, a ação “Leituras Públicas Online”: Peças de Um Ato de Tchekhov, realizada em julho, agora, no formato presencial, para todos os públicos.

O Programa TUSP de Leituras Públicas propõe a leitura coletiva de peças teatrais selecionadas a partir da obra de autores ou temas específicos. Nesta ocasião, o formato presencial da ação será retomado com a leitura de uma obra de Tchekhov, intitulada O Pedido de Casamento, com o objetivo de investigar as estruturas simbólicas e formais do texto, assim como as  possibilidades que a câmera pode trazer em seu diálogo com o teatro.

Para isso, é importante que cada espectador tenha seu celular para projetar sua imagem no teatro durante a atividade. Além disso, serão trabalhados exercícios de interação, aquecimento e dicção vocal.

A atividade é gratuita e, para participar, não é necessário ter experiência em teatro. É importante o uso de roupas confortáveis, que possibilitem movimentação.

Bárbara Freitas, 21 anos, é estudante de Artes Cênicas em São Paulo (CAC/ECA/USP); integra a comissão organizadora do ETU (Encontro de Teatro Universitário) e a equipe do LAPETT – USP (Laboratório de Pesquisa em Tanz Theatralidades) e foi bolsista PUB do TUSP – São Carlos como monitora de Artes Cênicas e líder de equipe no período 2021/2022.

Data: 26/09/2022 (segunda-feira), das 14h às 17h
Local: Sala TUSP – 1º andar do Centro Cultural USP São Carlos
Vagas: 15 (por ordem de chegada. Não é necessária inscrição prévia)
Faixa etária: a partir de 16 anos

Show: “Música Instrumental Brasileira”, com Henrique Carvalho (violonista)

No dia 26/09, às 20h, na sala do TUSP (Centro Cultural da USP), haverá o show: “Música Instrumental Brasileira”, com Henrique Carvalho (violonista), finalista do Projeto Nascente em 2021 e 2022, nas categorias música erudita e popular. Henrique interpretará composições de Sérgio Assad, Celso Machado, João Luiz, Dilermando Reis e João Pernambuco (alguns, entre os citados, escreveram canções para Henrique). Após a apresentação, haverá  bate-papo.

No 1º semestre deste ano, Henrique esteve à frente do projeto “Música em Foco”, mediando lives no instagram do TUSP São Carlos, que contaram com músicos/as convidados/as da cidade de São Carlos.

O Show será gratuito, com limite de 60 lugares, por ordem de chegada.

Henrique Carvalho, 21 anos, é estudante de Música em São Paulo (CMU/ECA/USP). Foi bolsista da Cultura Artística, sob a orientação do maestro Fábio Zanon, além de ter sido selecionado para o programa inaugural da Guitar Foundation of America Mentorship Program, onde estuda com Benjamin Verdery.

Data: 26/09/2022 (segunda-feira), às 20h. Duração: 40 minutos
Local: Sala TUSP – 1º andar do Centro Cultural USP São Carlos
60 lugares (por ordem de chegada).

Oficina de teatro “Aloja e Boal  –  uma experiência com o Teatro do Oprimido”

No dia 27/09, às 14h, na sala do TUSP (Centro Cultural da USP), será oferecida a oficina de teatro “Aloja e Boal” para estudantes do Alojamento da USP e todos os demais interessados, em uma reedição da oficina de férias realizada em São Paulo para estudantes do CRUSP.

Nesse encontro, será possível experimentar exercícios, jogos e improvisações teatrais, a partir da metodologia do teatro do oprimido, criada por Augusto Boal. O objetivo é promover uma experiência comunitária, que seja artística, afetiva e crítica.

É recomendado trazer garrafa d’água e vestir roupas confortáveis.

Isabela Soares, 22 anos, é estudante de Artes Cênicas em São Paulo (CAC/ECA/USP) e integrante do Núcleo Ponte, que pesquisa os possíveis entrelaçamentos cênicos entre a performance arte e o teatro contemporâneo. Foi bolsista PUB do TUSP – São Carlos como monitora de Artes Cênicas.

Serviço:
Data: 27/09/2022 (terça-feira), 14 às 16 horas.
Inscrições por este formulário

Acesse as nossas redes sociais!

E-mail: tuspdesaocarlos@usp.br
Instagram: @tuspdesanca e  @tusp.teatrodausp