Diversidade, inclusão e participação social são as tônicas da nova gestão do ICMC

André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho e Adenilson da Silva Simão estarão à frente do instituto pelos próximos quatro anos

A cerimônia de posse aconteceu no dia 14 de outubro, no auditório do ICMC – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os professores André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho e Adenilson da Silva Simão tomaram posse, respectivamente, como diretor e vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A cerimônia ocorreu na última sexta-feira, dia 14 de outubro, no Auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano.

Em seu discurso de posse, Carvalho ressaltou a importância da participação social do ICMC. “A direção se pautará, de forma incansável e assertiva, com ações em prol da inclusão, do pertencimento e da diversidade igualitária”, afirmou.

Defendendo a colaboração com órgãos públicos e empresas, o diretor lembrou a importância da Universidade no desenvolvimento social e econômico do País. “Assumo a diretoria cheio de certezas de que o ICMC e a Universidade de São Paulo têm um dever, uma obrigação e um destino: fazer com que o conhecimento prevaleça, e que ele pavimente a estrada que leva o Brasil e o mundo a um local mais justo, igualitário e de respeito às minorias. Viva a diversidade, viva o conhecimento, viva a USP”, concluiu.

A cerimônia seguiu com a fala do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que começou cumprimentando e parabenizando a ex-diretora Maria Cristina Ferreira de Oliveira pelo desempenho da sua gestão. Carlotti ressaltou os pontos em comum entre a Reitoria e a gestão que se inicia. “Duas preocupações que o André apontou são também preocupações da Reitoria. A primeira é a diversidade, a inclusão, o pertencimento e o apoio aos nossos alunos que já entraram e estão entrando nesses próximos anos”, afirmou.

Como segundo ponto de convergência, o reitor lembrou a importância da pesquisa e da extensão universitária na qualificação de políticas públicas por meio de colaboração com o poder público e com as empresas. “O papel da Reitoria vai ser facilitar e agilizar esse contato da USP com a sociedade. Contem com um amigo na Reitoria para tudo o que quiserem fazer”, finalizou Carlotti.

[A partir da esquerda] O vice-diretor Adenilson da Silva Simão, a ex-diretora Maria Cristina Ferreira de Oliveira, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, o diretor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho e a secretária-geral Marina Gallottini – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Quem são

André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho é professor titular do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) do ICMC. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é doutor em Engenharia Elétrica pela University of Kent (Inglaterra). É livre-docente pela USP desde 1998 e, atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de machine learning, mineração de dados, bioinformática e redes neurais.

Adenilson da Silva Simão é professor titular do Departamento de Sistemas de Computação do (SSC) do ICMC. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É mestre e doutor na mesma área pela Universidade de São Paulo, onde leciona desde 2004. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de teste de software, métodos formais e linguagens de programação.

A cerimônia de posse dos novos dirigentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo pode ser assistida na íntegra abaixo:

Por João Pedro Abdo – Jornal da USP