Do desafio da covid à revolução quântica, série na TV explica a ciência no dia a dia das pessoas

Segunda temporada da série apresenta impactos da ciência no dia a dia – Arte sobre foto/Trupe Filmes

Mostrar a força e presença da ciência no dia a dia das pessoas é a proposta da série Ciência Para Todos, que estreia sua segunda temporada nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, às 20h30, no Canal Futura. Com 13 episódios semanais, cada um com cerca de 15 minutos, o programa traz entrevistas com pesquisadores da USP e de outras instituições, além de depoimentos do público em geral sobre os impactos sociais e econômicos das pesquisas científicas e tecnológicas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e reforçam o valor da ciência e da pesquisa brasileira para o desenvolvimento do país. A produção é da Trupe Filmes e a série será exibida até fevereiro de 2024. É possível acompanhar os episódios gratuitamente neste link.

Entre os temas desta nova temporada estão a busca por uma vacina para a covid-19, um novo tratamento de combate ao câncer, o impacto da inteligência artificial no cotidiano das pessoas, transplantes de órgãos entre diferentes espécies, estudos sobre os povos originários da Amazônia e oportunidades oferecidas pelo avanço da física quântica. Pesquisadores da Unicamp, USP, Instituto Butantan, Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Museu Paulista, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão entre os entrevistados.

A série Ciência Para Todos é uma parceria da Fapesp com a Fundação Roberto Marinho, e abrange diversas iniciativas com o objetivo de estimular o interesse pela ciência, divulgar resultados de pesquisa, fortalecer e valorizar a educação e educadores em diversas frentes, da educação básica à universitária, sempre oferecendo conteúdo de qualidade.

Confira no player abaixo a chamada da nova temporada e a agenda da série Ciência Para Todos, que será exibida semanalmente às segundas-feiras, às 20h30:

•  27/11 – A jornada da CoronaVac
    Na busca por uma vacina capaz de frear a maior crise sanitária do século, o Instituto Butantan firmou parcerias, realizou diversos testes e produziu a primeira vacina do Brasil.
  •  04/12 – Agricultura e carbono
    Com o crescimento populacional, o Brasil precisa aumentar a produção de alimentos. Métodos inovadores de agricultura que não causem danos ambientais se apresentam como soluções.
  •  11/12 – O Museu do Ipiranga revive
    Após o fechamento do Museu do Ipiranga em 2013, um longo processo de restauração, que aliou arte e ciência, foi fundamental para a sua reabertura quase uma década depois.
  •  25/12 – Cidades e sustentabilidade
    A produção de alimentos, água e energia influi nas mudanças climáticas, de modo que melhorar a administração desses fatores é essencial para tornar as cidades mais sustentáveis.
  • 01/01/2024 – Biotecnologia e sustentabilidade
    Para diminuir o impacto ambiental de certas indústrias, a biotecnologia permite descobrir e estudar novas enzimas, tornando processos industriais mais sustentáveis.
  • 08/01 – Povos originários da Amazônia
    Por muito tempo se pensou que a Amazônia era uma terra sem gente a ser ocupada, mas pesquisas arqueológicas comprovam que ela foi bastante povoada muito antes da invasão europeia.
  • 15/01 – Combate ao câncer
    Um novo tratamento em desenvolvimento contra alguns tipos de câncer consiste em retirar as células da pessoa doente, modificá-las geneticamente e reinseri-las no paciente.
  •  22/01 – O desafio da covid
    Quando a covid-19 pegou o mundo de surpresa e exigiu respostas rápidas, a Fapesp lançou editais convocando pesquisadores a estudar o vírus e buscar soluções de saúde pública.
  • 29/01 – Medicamentos biológicos
    Biofármacos são medicamentos feitos com substâncias biológicas, como proteínas e anticorpos. A Unesp abrigará uma fábrica desses produtos que será fundamental para o nosso país.
  •  05/02 – Inteligência artificial
    Inteligência artificial é um campo que gera dúvidas e medos. Os estudos do C4AI, centro mantido pela Fapesp e IBM com várias pesquisas sobre o assunto, podem esclarecer algumas questões.
  • 12/02 – Transplantes entre diferentes espécies
    A escassez de órgãos humanos disponíveis para transplante pode encontrar uma solução na modificação genética aprimorada que possibilita o transplante entre espécies diferentes.
  • 19/02 – Biodiversidade ameaçada
    Serviços ecossistêmicos são benefícios que obtemos da natureza, como alimentos e água. A perda de biodiversidade compromete a oferta desses serviços e ameaça nossa existência.
  •  26/02 – A revolução quântica
    A física quântica estuda a natureza das menores coisas que conhecemos, como átomos e partículas. O conhecimento desse mundo de leis próprias tem gerado grandes avanços científicos.

O Futura está disponível gratuitamente no site da Globoplay; para assistir, basta escolher o episódio e clicar no play. Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil: Net e Claro TV ( 534 HD e 34), Sky (434 HD e 34), Vivo ( 68HD e 24 fibra ótica) e Oi TV (35).

Por Jornal da USP – Com informações do Futura