Docente do IAU publica livro sobre arquitetura italiana no período pós-guerra no Brasil

No dia 29 de março, foi publicado, pela editora britânica Routledge, o livro intitulado Artistic Migration: Reframing Post-War Italian Art, Architecture, and Design in Brazil, escrito pela docente Aline Coelho Sanches, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Carlos (SP).

A obra é o produto ampliado e atualizado da tese de doutorado de Aline, que foi feita no Politécnico de Milão, na Itália. O livro reúne estudos inéditos e avanços sobre o tema, dando continuidade às pesquisas da docente desde sua Iniciação Científica, feita no IAU.

No livro, a professora discute obras de artistas e arquitetos italianos que imigraram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, como Bramante Buffoni, Roberto Sambonet, Lina Bo Bardi, Giancarlo Palanti e Pietro Maria Bardi, com foco nas relações entre as artes e a arquitetura. Os personagens discutidos na obra recém-publicada estiveram envolvidos com as primeiras atividades e oportunidades oferecidas pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) e, embora estrangeiros, estiveram envolvidos na construção de caminhos para a arte, a arquitetura e o design brasileiros.

O texto explora casos até então inéditos e investiga como esses atores se engajaram nos dilemas da cultura brasileira e se tornaram parte de sua invenção.

A produção do livro em questão contou com uma extensa pesquisa arquivística, tanto na Itália, como no Brasil. A obra oferece a arquitetos, pesquisadores, professores e estudantes a oportunidade de repensar criticamente eventos culturais italianos e brasileiros.

A obra está disponível nos formatos físico e on-line e pode ser consultada na biblioteca do IAU-USP e adquirida pela internet:
Artistic Migration – Reframing Post War Italian Art Architecture and Design in Brazil – www.routledge.com

Por Assessoria de Comunicação do IAU