DOSY: uma visão geral sobre a difusão em RMN

Uma xícara com café pronto é, sob o olhar da química, uma mistura composta por solutos (café e açucar) e solvente (água).  A facilidade com que cada xicara de cafesoluto se move em um solvente é chamada de coeficiente de difusão e apresenta informações importantes sobre o peso, o tamanho, a forma, a disposição e organização das moléculas.

A técnica conhecida como Ressonância Magnética Nuclear (RMN) permite medir o coeficiente de difusão.   Outra técnica desenvolvida em 1992, conhecida como DOSY – Diffusion Ordered SpectroscopY, detecta qualquer substância que apresente núcleos ativos em RMN, ou seja, é capaz de determinar componentes de misturas complexas.  Mas há outras aplicações para a técnica e para difundir essa informação o químico Luiz Ferreira Neves Junior profere o seminário “DOSY: Uma visão geral sobre a difusão em RMN” no dia 30 de novembro de 2016.

O objetivo é “apresentar conceitos básicos da técnica DOSY RMN e exemplos de seus principais usos em química: determinação de coeficientes de partição e da constante de associação entre solutos (ligantes) e macromoléculas; na determinação de constantes de equilíbrio em sistemas complexos; na obtenção de dados cinéticos, bem como aplicada na determinação de peso molecular”, informa.

O seminário será às 16 horas no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP e integra as normas do programa de pós-graduação da unidade.

O palestrante

Luiz Ferreira Neves Junior é Bacharel em Química Tecnológica (2012) e Mestre em Química (2014) , ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Durante a graduação desenvolveu trabalhos de síntese de compostos orgânicos e de nanomateriais a base de nióbio e durante o mestrado realizou estudos cinéticos da fotodegradação de pesticidas.

É aluno de doutorado na área de Química Analítica e Inorgânica do IQSC, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Rodrigues Cardoso.  As palavras-chave que definem seu doutorado são: RMN, pure-shift, metabolômica, nanopartículas, HRMAS e DOSY

Seminário

“DOSY: Uma visão geral sobre a difusão em RMN”

Luiz Ferreira Neves Junior (pós-graduando no IQSC)