Eclipse Solar: acompanhe a transmissão ao vivo que ocorre na próxima segunda, dia 14 de dezembro

Observatório fará live do fenômeno comentada por membros da equipe

Na próxima segunda, dia 14 de dezembro, a partir das 12h30, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP realizará a transmissão ao vivo do eclipse solar previsto para essa data.

Em virtude das medidas de isolamento causadas pela pandemia do novo coronavírus, não haverá atendimento presencial.

A transmissão será feita a partir do principal telescópio do Observatório Dietrich Schiel, o refrator centenário Grubb 204/3000. A transmissão, que ocorrerá entre 12h30 e 15h15, também contará com a participação de membros da equipe do Observatório, que farão comentários sobre o eclipse e as formas seguras de observá-lo ao longo da transmissão.

IMPORTANTE: nunca olhe diretamente para o Sol, esteja ele eclipsado ou não, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos! Para uma observação segura do Sol, acompanhe a nossa transmissão e os comentários da equipe durante o fenômeno!

Foto de um eclipse parcial que ocorreu no dia 23 de outubro de 2014. O disco do Sol parece ter sido “mordido”. A “mordida” é a parte do disco da Lua se interpondo entre nós e o Sol. Crédito da imagem: NASA/T. Ruen, disponível em https://www.nasa.gov/content/goddard/how-to-safely-watch-the-october-23-partial-solar-eclipse/

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra. A Lua, nessa ocasião, lança uma sombra sobre a superfície do nosso planeta. Nas localidades atingidas pela sombra da Lua é observado o eclipse solar. A maior parte do território nacional poderá observar o eclipse, mas em nosso país ele será parcial. Isso significa que a Lua não encobre completamente o disco solar. Em especial, para a região de São Carlos, cerca de 25% do disco solar será encoberto pela Lua.

Para acessar a atividade e mais informações sobre o fenômeno, acesse:

Observação: Vale lembrar que a transmissão do eclipse depende  de condições meteorológicas favoráveis. Em caso de mau tempo, faremos uma live, mas sem as imagens do eclipse obtidas a partir de São Carlos.

VEJA TAMBÉM ...