Ensino de programação e robótica em uma escola pública: projeto seleciona bolsistas

Estudantes de graduação selecionados receberão bolsa de R$ 700 mensais para desenvolver atividades durante 10 horas semanais

Foto por: Denise Casatti

Estudantes de graduação do campus da USP, em São Carlos, podem se candidatar como bolsistas para contribuir com o projeto de extensão Ensino de programação e robótica para alunos de uma escola pública na cidade de São Carlos, coordenado pelo professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O objetivo do projeto é oferecer treinamento em linguagem de programação Python e conceitos básicos de montagem de circuitos eletrônicos a alunos da escola estadual professor Arlindo Bittencourt.

Quem for selecionado receberá uma bolsa mensal do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB), no valor de R$ 700, para desenvolver 10 horas semanais de atividades no projeto, durante 12 meses, com início a partir de 1º de setembro. Para se candidatar a uma das três bolsas oferecidas pelo projeto, basta acessar o sistema Júpiter da USP até dia 15 de agosto, e localizar o projeto (número 1480). Como pré-requisito, basta ter bom desempenho acadêmico, conhecer a linguagem de programação Python e não possuir outras bolsas, com exceção do auxílio permanência, oferecido pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.

O projeto prevê que cada bolsista visitará a escola duas vezes por semana, pela manhã ou à tarde, contabilizando seis horas de atividades de ensino. Além disso, quatro horas semanais serão destinadas à elaboração dos materiais didáticos a serem fornecidos para os alunos. “Participar dessa iniciativa é uma oportunidade para os bolsistas atuarem em um projeto social de alto impacto, colocando em prática seus conhecimentos, e se tornando cidadãos mais engajados e preocupados com o desenvolvimento do nosso país”, conclui Francisco.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Acesse o sistema Júpiter e se inscreva até 15 de agosto: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/
Faça o download do projeto: https://icmc.usp.br/e/21ccc