Estágios e Oportunidades

Inscrições abertas: JET Programme 2024

Período de inscrição: 17 de novembro a 15 de dezembro de 2023

Se você é fluente em japonês e gostaria de fazer parte de um programa de intercâmbio do governo do Japão altamente reconhecido no mundo todo, então não perca esta oportunidade!

JET Programme (abreviatura de The Japan Exchange and Teaching Programme), é um programa no qual jovens estrangeiros são contratados por repartições de governos locais japoneses, com o intuito de promover o enriquecimento do ensino de línguas estrangeiras, o intercâmbio cultural e a mútua compreensão entre as nações participantes.

O Programa recebe o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MOFA), Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC), e do Conselho de Autoridades Locais para Relações Internacionais (CLAIR) do Japão.

Iniciado no ano de 1987, é considerado um dos maiores programas de intercâmbio do mundo, contabilizando, até hoje, a participação de mais de 68 mil jovens vindo de mais de 73 países do mundo todo. No caso do Brasil, a primeira participação aconteceu em 1995, totalizando 140 participantes até hoje.

Para o ano de 2024, foram abertas seis vagas para os brasileiros atuarem como Coordenador de Relações Internacionais (CIR), sendo suas principais funções:

– Assessorar projetos relacionados às atividades de internacionalização realizadas pelo contratante. (Ex.: edição / tradução / supervisão de publicações em língua estrangeira; colaboração / auxílio nos programas de intercâmbio internacional; atuação como intérprete em visitas de estrangeiros e em eventos, etc.)

– Colaborar no ensino da língua estrangeira para a comunidade local e funcionários da instituição contratante.

– Auxiliar no planejamento e participar das atividades de associações ou organizações envolvidas com o intercâmbio internacional.

– Assessorar e criar atividades de intercâmbio relacionadas à conscientização e à compreensão das culturas estrangeiras aos residentes locais; e suporte aos estrangeiros residentes.

– Outras responsabilidades definidas pelo contratante.

* Demais modalidades (ALT e SEA) não são oferecidas para brasileiros.

Acesse a homepage do Consulado Geral do Japão em São Paulo para informações detalhadas como requisitos, documentação necessária, processo seletivo e outras informações: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/jet_CIR.html

Facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0MMiXBoyS1XKQk5kdPWAstjohc8wn8QTvZCFXv2ffeUxrjaraF2KXewd2EiK5Kqc4l&id=100068488317038&mibextid=Nif5oz

Instagram: https://www.instagram.com/p/Cz8t1acMBQ3/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Vídeo sobre o JET Programme: https://www.youtube.com/watch?v=B3h3EkPqZU0


Pós-doutorado em dinâmica não linear na Escola Politécnica da USP

Candidatos devem ter desenvolvido a tese de doutorado em áreas ligadas a problemas de engenharia elétrica, mecânica ou de estruturas

Três oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP são oferecidas pelo Projeto Temático “Aplicações da dinâmica não linear em engenharia”, conduzido na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). As inscrições devem ser feitas até a próxima quinta-feira (07/12).

Os pós-doutorandos desenvolverão pesquisa em uma equipe multidisciplinar, trabalhando em temas ligados à coleta de energia, vibrações localizadas, sistemas com sincronização e vibrações induzidas pelo escoamento.

Os candidatos devem ter desenvolvido a tese de doutorado em áreas ligadas à dinâmica não linear em problemas de engenharia elétrica, mecânica ou de estruturas em instituições de excelência.

Mais informações sobre as vagas e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6541/.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


Programa internacional oferece oportunidade de pós-doutorado em Israel

São três bolsas integrais com duração de três anos para pesquisa no Instituto Weizmann de Ciências; inscrições até 12 de dezembro

O Instituto Weizmann de Ciências de Israel (WIS) recebe, até 12 de dezembro, inscrições para três bolsas de pós-doutorado integrais oferecidas no âmbito do Weizmann-IDOR Pioneer Science Fellowship Program, estabelecido pela iniciativa Ciência Pioneira, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

As bolsas têm duração de três anos e contemplam estudos no campus do WIS localizado em Rehovot, Israel, onde o idioma predominante é o inglês.

Os bolsistas selecionados terão a oportunidade única de receber treinamento avançado e participar de atividades científicas conjuntas envolvendo tanto o WIS quanto o Idor.

O programa, exclusivo para brasileiros, consiste em desenvolver projetos de pesquisa interdisciplinares nas áreas de matemática, física, química e biologia com interfaces com as ciências da vida e da saúde.

Os candidatos devem ter cidadania ou residência brasileira, comprovada excelência acadêmica e título de doutorado ou mestrado. Além disso, eles devem apresentar plano de pesquisa nas ciências da vida e da saúde e descrição de uma página de como imaginam participar e/ou apoiar o desenvolvimento de pesquisa científica de fronteira no Brasil após a conclusão do treinamento no Instituto Weizmann de Ciências.

Para se candidatar às bolsas, os interessados devem buscar aceitação com um cientista do Instituto Weizmann em cujo laboratório gostariam de realizar pesquisas e, em paralelo, submeter uma inscrição formal para calls.fgs@weizmann.ac.il especificando que a candidatura é para a Weizmann-Idor Pioneer Science Fellowship.

Mais informações: https://tinyurl.com/bde29fxs.

Por Agência FAPESP


Pós-doutorado em sistemas fotovoltaicos na USP

Pesquisador vai estudar a tecnologia de geradores fotovoltaicos flutuantes que operam em regiões tropicais

Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP é oferecida pelo projeto “Estudo de degradação e avaliação operacional e ambiental de usinas fotovoltaicas flutuantes instaladas em reservatórios de áreas urbanas”. O prazo de inscrição termina na próxima sexta-feira (08/12).

No Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), a equipe do projeto procura contribuir para o avanço do conhecimento sobre a tecnologia de geradores fotovoltaicos flutuantes que operam em regiões tropicais, como o Brasil, em particular na área de caracterização, avaliação de desempenho e impactos sobre a evaporação e qualidade da água.

Mais informações sobre a vaga e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6534/.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


Mestrado em física da matéria condensada na UFSCar

No Laboratório de Materiais Multifuncionais Nanoestruturados, bolsista participará de projeto que desenvolve sensores de gases tóxicos

Uma vaga de mestrado com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Sensores de gases baseados em semicondutores do tipo-n operando a temperatura ambiente: investigação do desempenho e dos mecanismos envolvidos”. Inscrições podem ser enviadas até a próxima sexta-feira (08/12).

O projeto é desenvolvido no Laboratório de Materiais Multifuncionais Nanoestruturados, no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo é preparar sensores de gases tóxicos, além de caracterizá-los por técnicas espectroscópicas, visando a compreensão dos mecanismos envolvidos em seu funcionamento.

Os requisitos mínimos são: graduação em física, química, engenharia de materiais, engenharia física ou áreas afins; iniciação científica nos temas “síntese de materiais” ou “caracterização de materiais por técnicas convencionais”; conhecimento básico em linguagens de programação; e habilidade de comunicação e escrita em inglês.

Mais informações sobre a vaga e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6490/.

Os requisitos e benefícios da Bolsa de Mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


Startup com apoio do PIPE tem duas vagas de treinamento técnico em ciência de dados

Entre os requisitos mínimos, exige-se formação em sistemas de informação ou em áreas correlatas. Inscrição até domingo

Duas vagas de treinamento técnico nível quatro (TT-4A) em ciência de dados com bolsa da FAPESP estão disponíveis pelo projeto “Desenvolvimento de um sistema de Point of Care Testing (PoCT) para a detecção e quantificação de microrganismos deteriorantes de cerveja em ambiente industrial”. As inscrições devem ser feitas até domingo (10/12).

O projeto é desenvolvido pela empresa Easyomics, que recebe apoio financeiro do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

Um dos bolsistas será responsável pelo desenvolvimento de aplicativos web e ferramentas de análise de dados em colaboração com a equipe de desenvolvimento técnico da empresa. O outro fará o desenvolvimento de um banco de dados relacional (BD), associado a ferramentas capazes de integrar análises temporais e estatísticas para a detecção e caracterização de contaminação microbiológica.

A primeira oportunidade requer formação em sistemas de informação e/ou áreas correlatas; conhecimento de programação em ao menos uma das seguintes linguagens: Python, R, HTML, PHP, CSS, Javascript e Java; experiência profissional de pelo menos dois anos em desenvolvimento de software ou mestrado/doutorado na área; inglês intermediário; e experiência com uso e gerenciamento de sistemas UNIX/Linux e derivados.

São requisitos mínimos para a segunda bolsa: formação em sistemas de informação e/ou áreas correlatas; experiência mínima de dois anos em desenvolvimento/gerenciamento de banco de dados ou mestrado/doutorado na área; experiência com montagem, gerenciamento de data mining de banco de dados; modelagem, extração e manipulação de dados, instruções SQL; programação em DOS, SGBDs, Postgres, MySQL e PL/SQL; entre outros.

Mais informações sobre a vaga e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6535/ e www.fapesp.br/oportunidades/6536/.

A vaga em TT-4A tem valor de R$ 6.242,40 mensais. Essa bolsa FAPESP é voltada para especialistas em tecnologia da informação com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação, que não tenham vínculo empregatício e possam se dedicar de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


Pós-doutorado em arquitetura de redes e algoritmos de otimização de recursos

Dois bolsistas devem estar capacitados para trabalhar em projeto que estuda a utilização rentável da sinalização de rede e desenvolvimento de superfícies reflexivas para redes 6G

O Projeto Temático “Redes de comunicações sem fio de 6ª geração: novos conceitos, algoritmos e aplicações” abriu duas oportunidades de pós-doutorado em arquitetura de redes e algoritmos de otimização com bolsa da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até domingo (10/12).

As atividades do projeto são realizadas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) como resultado da parceria entre FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Para uma das vagas, o pós-doutorando desenvolverá algoritmos de otimização de recursos inovadores e eficientes, adequados a este contexto, com uma utilização rentável da sinalização de rede. O bolsista da segunda vaga desenvolverá novos modelos de arquitetura de rede envolvendo pontos de acesso, nuvens e superfícies reflexivas inteligentes para redes 6G.

Mais informações sobre as vagas e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6550/ e www.fapesp.br/oportunidades/6551/.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


Prefeitura da USP e Instituto de Energia e Ambiente oferecem bolsas de pós-doutorado

Serão selecionados oito bolsistas no âmbito do Programa de Pesquisa: Revisão do Plano Diretor Participativo do Campus Butantã 2023

Estão abertas as inscrições até a próxima segunda-feira (11/12) para a seleção de bolsistas para pós-doutorado junto à Prefeitura do Campus da Universidade de São Paulo (USP) Capital e Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

São oferecidas oito bolsas no valor de R$ 8.479,20 no âmbito do Programa de Pesquisa: Revisão do Plano Diretor Participativo do Campus USP Butantã 2023. Será destinado aos selecionados um valor mensal adicional de 10% do valor da bolsa referente à reserva técnica.

Os projetos a serem desenvolvidos, com duração de um ano, devem estar relacionados aos seguintes princípios: sustentabilidade, transição energética justa; adaptação às mudanças climáticas; inovação e qualidade de vida.

Os tópicos estratégicos das bolsas são “Mobilidade”, “Energia”, “Água”, “Resíduos”, “Patrimônio material, cultural e ambiental e diretrizes construtivas”, “Convivência, segurança, pertencimento e relação com a cidade”, “Áreas verdes e fauna” e “Coordenação de equipe interdisciplinar”.

Os candidatos devem se inscrever por formulário on-line, onde devem inserir os seguintes documentos em formato PDF: cópia de documento de identidade com foto, currículo Lattes atualizado, diploma do doutorado ou ata de defesa do título de doutor homologado pela Instituição, histórico escolar do doutorado, projeto de trabalho que deverá estar vinculado ao termo de referência da bolsa a que pretende concorrer.

A seleção será feita com base na análise dos documentos e prova de arguição, que será realizada de forma presencial ou virtual.

A lista dos candidatos aprovados será divulgada no dia 21 de dezembro, e as atividades dos bolsistas começarão no dia 8 de janeiro de 2024.

Mais informações: https://tinyurl.com/y3yvb3jr.

Por Agência FAPESP


 

VEJA TAMBÉM ...