Evento da SEFAZ destaca conhecimento gerado por alunos do MBA oferecido pelo CeMEAI

Secretário Estadual da Fazenda enalteceu parceria que já beneficia 70 servidores

MBA em Ciências de Dados é um dos mais bem-sucedidos projetos de Educação Corporativa oferecidos pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP). Foi o primeiro da área a ser oferecido a distância por uma universidade pública e já é altamente reconhecido por dezenas de empresas brasileiras que têm capacitado seus funcionários por intermédio dessa especialização.

Outra boa notícia é que os conhecimentos adquiridos pelos alunos estão chegando e sendo aplicado em órgãos públicos, com a melhoria dos procedimentos e, consequentemente, dos serviços prestados à população. Um forte exemplo, é a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-SP) que já teve 30 servidores formados pelo MBA e terá mais 40, ao final da próxima edição do curso.

Na sexta-feira, (16 de junho) teve início na sede da Sefaz-SP, na capital paulista, o evento inaugural “Inovando com a Ciência de Dados”, onde os primeiros representantes da turma encerrada em 2022 apresentaram resultados de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

As pesquisas dos 30 servidores da Sefaz-SP oriundas do curso de MBA em Ciências de Dados serão apresentadas em seis eventos temáticos organizados pelo Laboratório de Inovação CriaSP da Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp), com o apoio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), da Coordenadoria de Tecnologia e Administração (CTA) e da Diretoria de Inteligência de Dados (Dintel), da Subsecretaria da Receita Estadual.

No evento de abertura, participaram o secretário Samuel Kinoshita, Gabriela Maia Lubies (diretora da Egesp), Mauricio Barutti (coordenador da CTA), além dos subsecretários Luiz Marcio de Souza (Receita Estadual), Nerylson Lima (Tesouro Estadual), Gustavo Lira (Orçamento) e Sergio Mota (Planejamento).

Todos enalteceram a parceria com o CeMEAI que esteve representado no evento pelo coordenador do MBA em Ciências de Dados, Francisco Louzada Neto, e os gestores Gustavo Faria e Maria Fernanda Marreta.

“A ideia é levar o conhecimento de ciência de dados ao dia a dia da Sefaz-SP e entregar os melhores resultados na ponta”, afirmou Gabriela Lubies, diretora da Egesp.

André Grotti, da Assessoria de Finanças e Economia, foi aluno do curso e ressaltou a aplicabilidade do conhecimento. “O curso tem uma ampla gama de métodos que permitem conhecermos e entendermos de que forma podemos aplicar esse conhecimento em ciência de dados no nosso trabalho”, disse Grotti.

O secretário Samuel Kinoshita participou da abertura e destacou que o curso é totalmente alinhado à visão da Sefaz-SP. “Temos que ter orgulho das várias frentes em que estamos avançando, no sentido de modernização da administração fazendária. Mas, para além do orgulho, o que me empolga é termos na Casa um número enorme de pessoas que possuem a capacidade de aplicar o que há de melhor na Academia nas atividades do trabalho. O ingrediente fundamental, o capital humano, temos aqui na Sefaz-SP”, afirmou.

O coordenador de Transferência Tecnológica do CeMEAI foi convidado a ministrar a palestra “O estado da arte da ciência de dados e as transformações decorrentes para a organização do trabalho”.

“A Ciência de Dados tem um papel bastante importante dentro da administração pública. Assim, é preponderante a formação de cientistas de dados, integrada a uma estrutura de trabalho holística. É justamente isso que desenvolvemos quando pensamos a estrutura de educação corporativa no CeMEAI”, disse ele em sua apresentação que destacou ainda a atuação do Centro.

A programação do evento contemplou também depoimentos de quatro alunos que realizaram o curso ao longo de 2022.

Para a edição da turma de 2023, já foram oferecidas 40 vagas direcionadas à formação de cientista de dados para áreas específicas da Sefaz-SP atendendo a uma demanda atual, principalmente a área de fiscalização de tributos.

Os próximos eventos temáticos serão sobre Administração Geral (21 de junho); Tributação (28 de junho); Cadastro (2 de agosto); Fiscalização (9 de agosto); Arrecadação (16 de agosto). Todos os eventos serão presenciais, das 10h às 12h, com transmissão para todos os fazendários.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Sobre a Egesp/Sefaz-SP

A Escola de Governo do Estado de São Paulo – Egesp foi criada pela fusão da Escola Fazendária-Fazesp e da Escola de Governo-EGAP. Tem sob sua responsabilidade: Educação Fiscal; Política de formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos do Estado de São Paulo; Capacitação técnico-profissional de servidores da Secretaria da Fazenda; Capacitação em temas transversais para demais servidores públicos do Estado; Biblioteca da Secretaria da Fazenda/SP e Promoção e celebração de convênios, acordos de cooperação e parcerias com órgãos, federais, estaduais e municipais e outras organizações, para aplicação dos programas de interesse da Escola de Governo.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609