Evento on-line debate propostas da Universidade para o futuro da indústria

Evento “Universidade e o futuro da indústria” é promovido pelo Programa Eixos Temáticos do Instituto de Estudos Avançados da USP e terá transmissão on-line na próxima quarta, 20 de setembro

Workshop debate Universidade e futuro da indústria – Foto: Divulgação / Honda da Amazônia

No momento em que governo e sociedade discutem uma nova política industrial, envolvendo aspectos como inovação, mudanças climáticas, competitividade e diminuição das desigualdades, o workshop A Universidade e o Futuro da Indústria pretende trazer propostas de ações da academia para o setor industrial. O evento acontece nesta quarta, dia 20 de setembro, a partir das 8h30, no auditório do InovaUSP, na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, e terá transmissão on-line neste link. Para participar presencialmente basta fazer a inscrição clicando aqui.

Promovido pelo Programa Eixos Temáticos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o workshop considera o contexto em que a sociedade enfrenta desafios globais da chamada Quarta Revolução Industrial, da crise climática e do envelhecimento populacional, que são desafios de grandes proporções para as agendas públicas dos países.

A programação se inicia às 8h30 com a abertura do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e a apresentação do programa pelo coordenador executivo do Programa Eixos Temáticos da USP, Marcos Buckeridge.

A partir das 9h10, a exposição contará com Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviço (MDIC); Fernanda De Negri, diretora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); João Fernando Gomes de Oliveira, da USP e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); além de Glauco Arbix, coordenador do Observatório da Inovação do IEA. A apresentação da mesa, o debate e fechamento serão realizados por Arbix.

Às 14 horas, acontece a Ideação: Propostas de Ação para a Universidade, com Vanderley M. John, professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do INCT Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimentícios; Carolina Botelho Marinho da Cunha Hecksher, pesquisadora do Eixo Indústria no IEA; e Maria Alice Camargo Gonzales, do Inova.USP.

O evento tem o apoio do University of São Paulo Innovation Center (Inova.USP) e do Interdisciplinary Research for Innovation Solution (IRIS).

Confira a transmissão em http://www.iea.usp.br/aovivo.

Por Jornal da USP