Exposição na Reitoria celebra os 25 anos das campanhas de recepção aos calouros da USP

Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação, a exposição é gratuita e ficará em cartaz até dia 8 de setembro no Espaço USP Integração & Memória da Reitoria

Exposição celebra os 25 anos das campanhas de recepção – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em comemoração aos 25 anos da criação das campanhas publicitárias que orientam as atividades de recepção dos novos alunos da Universidade, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) inaugurou nesta terça-feira, dia 8 de agosto, a exposição 25 Anos de Campanhas de Recepção aos Calouros. Instalada no Espaço USP Integração & Memória, no prédio da Reitoria, a mostra tem o propósito de compartilhar e celebrar uma transformação importante na cultura da Universidade.

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais. Na cerimônia de abertura da exposição, o ex-reitor Jacques Marcovitch, responsável pela criação da Semana de Recepção aos Calouros, destacou a “prioridade dada pela Reitoria da época ao fim dos trotes violentos e à construção de pontes que unem e desconstroem o ódio que distancia. Era hora de levar à prática os valores e princípios que defendemos no código de ética da Universidade, tornando esse espaço mais próximo ao Brasil diverso que conhecemos”.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda refletiu sobre a necessidade de reconstruir a memória da Semana de Recepção aos Calouros para reafirmar sua identidade, pois “só existe instituição quando legitimamos os seus princípios”. Maria Arminda destacou a necessidade dos rituais na Universidade, que inauguram um novo universo na vida dos estudantes.

Já o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, celebrou as mais de duas décadas das campanhas que “reafirmaram o compromisso da instituição com o respeito à diversidade e a justiça, combatendo qualquer forma de violência ou discriminação”. Afirmou também que a exposição foi produzida para que possa percorrer os outros campi da USP, “de modo que essa experiência de integração, de memória e celebração possa ser vivida nos diferentes espaços da nossa Universidade”.

O ex-reitor e Professor Emérito da USP, Jacques Marcovitch, em seu discurso na cerimônia de abertura da exposição – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, comentou sobre o trabalho dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), na disciplina ministrada pelo professor Heliodoro Teixeira Bastos Filho, que desde os primeiros anos começaram a elaborar a campanha publicitária que vigorará e direcionará a recepção do ano seguinte, “um ritual que se repete até hoje, com muito sucesso, graças aos trabalhos do professor, dos alunos e da Pró-Reitoria de Graduação”.

A cerimônia de abertura da exposição contou ainda com uma apresentação da bateria universitária da Faculdade de Odontologia da USP, a Bateria em Chamas.

Espaço USP Integração & Memória

A exposição 25 Anos de Campanhas de Recepção aos Calouros estará em cartaz até dia 8 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Espaço USP Integração & Memória, no segundo andar do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária. Os interessados devem agendar visita pelo e-mail espaco.memoria.usp@gmail.com.

O Espaço USP Integração & Memória foi inaugurado há um ano, com uma exposição fotográfica sobre a história da construção da Torre do Relógio, um dos principais símbolos da Universidade. Além de exposições, o espaço também está disponível para a promoção de debates e colóquios que permitam a integração entre as Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento – e os órgãos da Administração Central.

A inauguração contou com a apresentação da bateria da Faculdade de Odontologia da USP, a Bateria em Chamas – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Por Julia Queiroz (Estagiária sob a supervisão de Erika Yamamoto) – Jornal da USP