Diretor do CeMEAI participa de evento em prol da evolução do Ensino Técnico no Brasil

José Alberto Cuminato marcará presença na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na próxima semana

No próximo dia 6 de maio, José Alberto Cuminato, Diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), será um dos debatedores do evento “Educação para o Trabalho – Mudando Realidades”, que ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), das 15h às 17h (horário de Brasília). O encontro faz parte do “Ciclo ILP+FAPESP de Ciência e Inovação”, organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A iniciativa reúne um debate sobre a Educação Técnica e Profissionalizante no Brasil, destinada a promover a divulgação científica para a sociedade, legisladores, gestores públicos e demais interessados nos temas abordados. A ALESP também apoia o evento para a discussão temática relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 (Educação de Qualidade) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O ciclo de palestras propõe abordar questões fundamentais, como a deficiência de investimento no Ensino Técnico e Profissionalizante em comparação com a crescente demanda por qualificação profissional e as necessidades do desenvolvimento industrial e tecnológico do Brasil. Além disso, serão discutidos os desafios da gestão escolar, a reforma do Ensino Médio, o papel das parcerias e a importância da melhoria da percepção sobre a qualificação da Educação no país.

Neste contexto, Cuminato será um dos três debatedores do evento, ao lado de Ana Inoue, do Itaú Educação e Trabalho, e Laura Laganá, do Centro Paula Souza. O bate-papo contará com a mediação de Carlos Américo Pacheco, da FAPESP.

O Diretor do CeMEAI é um dos principais pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, do qual também foi Diretor entre 2006 e 2010, e se destaca como referência nacional na área de Análise Numérica.

José Alberto Cuminato, Diretor do CEPID-CeMEAI, será debatedor de evento em São Paulo no próximo dia 6

Cuminato também foi Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) de 2005 a 2009 e é membro permanente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O evento será realizado de forma híbrida, com participação presencial na ALESP e transmitido ao vivo nos canais da ALESP e do ILP no YouTube. Os interessados podem enviar suas perguntas durante o evento para o e-mail cicloilp@fapesp.br.

O período de inscrições já está aberto e vai até o dia do evento. No total, são oferecidas 1.060 vagas, sendo 70 direcionadas para servidores da ALESP.

Para mais informações, você pode acessar quando quiser os canais de comunicação da FAPESP e da ALESP.

Educação para o Trabalho – Mudando Realidades

Inscriçõeshttps://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=10185
Quando: 6 de maio, segunda-feira, das 15 às 17 horas
Onde: Plenário José Bonifácio – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – 1º andar – São Paulo/SP
Transmissão: canais da ALESP e do ILP no YouTube

Sobre o CeMEAI

O CeMEAI, com sede no ICMC da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609