IAU-USP elege nova diretoria para gestão 2024-2028

Os professores João Marcos de Almeida Lopes e Akemi Ino serão os novos diretor e vice-diretora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, a partir de junho de 2024. Os docentes configuram a quarta diretoria do Instituto.

Os nomes foram definidos em votação realizada no dia 12 de abril pelo Colégio Eleitoral, formado pela Congregação, o CTA e as Comissões Estatutárias, bem como seus respectivos suplentes nos colegiados mencionados.

Lopes é professor titular no IAU-USP. Atua como professor orientador no Programa de Pós-graduação do IAU e como coordenador do Programa e presidente de Comissão de Pós-Graduação. Integra o Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade – HABIS, do qual é um dos coordenadores. É doutor em Filosofia e Metodologia das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (2006) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (1999), graduou-se Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1982.

Akemi Ino é professora Livre Docente no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP),  orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do Grupo de Pesquisa HABIS (Habitação e Sustentabilidade). É graduada em Engenharia Civil pela USP (1979).

Tendo em vista a única chapa deferida ter obtido 35 votos, acima da maioria absoluta de votos do Colégio Eleitoral (24), não houve a necessidade de realizar o 2º turno de votação.

A nova diretoria assume formalmente a gestão no dia 1º de junho de 2024; a data da cerimônia de posse ainda será definida.