IAU-USP Curso de Difusão – Capacitação para documentação do Patrimônio Cultural

A Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP informa que de 15 a 19/05/2023 e de 29/05 a 02/06/2023 será oferecido o Curso de Difusão Capacitação para documentação do Patrimônio Cultural – processos híbridos de levantamento e representação de dados.

O curso tem como público alvo: estudantes do ensino médio, alunos e docentes de cursos de Arquitetura e Engenharia,  estudantes de cursos técnicos da construção civil, profissionais da construção civil, servidores públicos que atuam na área de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio Histórico, historiadores, interessados em geral, entre outros. Não há exigência de escolaridade de nível superior, escolaridade mínima – ensino fundamental.

Objetivos do curso: Capacitar alunos, docentes e profissionais da área, na utilização de metodologias de captura de dados massivos (fotogrametria e escaneamento a laser), representação (2D e 3D – autocad) e documentação digital do patrimônio cultural. Terá como objeto de aplicação das técnicas, edifícios do patrimônio histórico eclético do Município de São Carlos, do final do século XIX e início do século XX. Pretende-se que os participantes compreendam a importância da documentação do patrimônio e adquiram conhecimento sobre novas tecnologias de captura de dados massivos.

Coordenadora: Profa. Dra. Simone Helena Tanoue Vizioli

Colaboração: IAU: Paulo César Castral, Joubert José Lancha | Sapienza Università di Roma: Alfonso Ippolito, Emanuela Chiavoni, Mahsa Nousrati Kordkandi, Vittoria Castiglione |Fundação Pró-Memória: Rodrigo Peronti Santiago

Carga horária do curso: 30h

Número de vagas: 22