Ivano Gutz e Sergio Mascarenhas proferem palestras hoje durante a Semana de Química

Ivano Gutz e Sergio Mascarenhas estarão hoje, 25 de outubro, na Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” proferindo palestras respectivamente às 9 e às 14 horas.

“Um século de química Eletroanalítica dos elementos da tabela periódica” é o tema da que será abordado pela manhã. Segundo o cientista, há um século o então recém-doutor J. Heyrovsky fez uma descoberta que se tornou uma das bases da Química Eletroanalítica que “hoje abarca a maioria dos elementos químicos da sesquicentenária tabela periódica e seus incontáveis compostos, de ânions a biomoléculas, demandando não mais que nano- ou picomols de analito”. Sobre a expansão da área, afirmou “novos sensores e biossensores, estudos “in vivo”, monitoramento pessoal ou remoto, conjugações com técnicas espectrométricas ou entre técnicas eletroanalíticas alimentam a ilimitada expansão desta área centenária da química, amplamente difundida no Brasil”.

O cientista Sérgio Mascarenhas falará sobre “Sistemas complexos e a classificação periódica: de Mendeleev ao bigbang”. “Sistemas complexos levam a Ciência e a Química em especial, a sistematizar a complexidade emergente do conceito fundamental de que a matéria é descontínua e em nível de átomos”, afirma o pesquisador. “Mendeleev foi pioneiro e genial ao propor a classificação dos tipos de átomos existentes na natureza de acordo com suas propriedades químicas”, lembrou e complementou: “entretanto, o entendimento dos parâmetros classificatórios só foi possível com a Teoria Atômica e das Partículas e Campos introduzidas mais tarde e ainda obra em construção”.

Ambos os palestrantes receberam prêmios e honrarias nacionais e internacionais, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico, outorgada pela Presidência da República. Ambos também atuam junto à USP: Ivano Gutz junto ao Instituto de Química da USP e Sergio Mascarenhas junto ao Instituto de Estudos Avançados.

As palestras integram a programação da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e são abertas a todos os interessados.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 do Campus da USP em São Carlos
Contato: (16) 3373-8272 ou eventos@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)