Maratona de Escrita Acadêmica em Inglês oferece orientação para pós-graduandos da USP

Laboratório de Letramento Acadêmico da USP promove maratona de tutorias on-line para auxiliar estudantes na pós-graduação a dominar os gêneros acadêmicos

Laboratório orienta como escrever textos acadêmicos- Foto: Freepik

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai promover uma maratona de tutorias on-line para auxiliar estudantes na pós-graduação a dominar os gêneros acadêmicos. O evento será entre os dias 18 e 25 de agosto, das 14h às 17h, e interessados de todos os campi da USP podem se inscrever neste link. As vagas são limitadas.

A Maratona de Escrita Acadêmica em Inglês terá como foco a escrita da seção de discussão dos resultados, com ênfase no gênero artigo acadêmico, e acontecerá por meio da Plataforma Zoom, em dois encontros síncronos de tutorias alternados com atividades assíncronas de escrita.

Como requisito para participar do evento, os alunos de pós-graduação precisam compartilhar no ato da inscrição um texto em língua inglesa de sua autoria, pronto ou em processo de escrita. O texto não será analisado na íntegra.

No primeiro dia de encontro síncrono, 18 de agosto, os participantes compartilham seus textos com o grupo, recebem feedback por parte dos tutores e criam uma to do list, que será utilizada como guia para a reescrita, ao longo da semana, dos pontos levantados no seu texto. No segundo dia, 25 de agosto, a nova versão do texto é analisada pelos tutores e outros participantes do grupo.

Demanda a partir da internacionalização

O Laboratório de Letramento Acadêmico da USP, fundado pelas professoras Marília Mendes Ferreira e Eliane Lousada, completou dez anos de existência, oferecendo não apenas atendimentos, mas também workshops e palestras sobre o tema. Referências na área de Linguística Aplicada, profissionais nacionais e estrangeiros participam ativamente das atividades do laboratório.

Além das maratonas, o laboratório também oferece atendimentos individuais gratuitos para as línguas portuguesa, inglesa e francesa e ajudam no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita que permitem registrar e expressar ideias articulando conhecimento e produção textual, seja em língua materna, seja em língua estrangeira. São monografias, resenhas, projetos de pesquisa, relatórios de qualificação, dissertações, teses, artigos científicos, entre outros gêneros, inclusive os orais.

Os contatos para português e francês devem ser feitos pelo e-mail letramento.academico@gmail.com; e em inglês pelo e-mail llac_ingles.fflch@usp.br.

Saiba mais sobre o LLAC clicando neste link e siga o laboratório no Facebook, Instagram e YouTube.

Para participar da Maratona de Escrita Acadêmica em Inglês clique aqui.

Por Jornal da USP