Melhor Artigo: Ex-aluno de doutorado e professor da EESC-USP recebem Prêmio da Elsevier

Dois pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, o doutor Bruno Guilherme Christoff e o professor Volnei Tita, juntamente com pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Queen’s University Belfast (Irlanda do Norte), foram agraciados com o prêmio de Melhor Artigo do ano de 2023, pela prestigiada revista internacional Engineering Structures (Elsevier).

Com o título A multiscale topology optimisation framework for hollow spheres as cellular materials, o artigo foi premiado na categoria “Novel Structures and Metamaterials”.

O trabalho destacou-se pela excelência acadêmica e pela contribuição significativa para o avanço do conhecimento nesse campo específico. Nesse estudo, os autores propõem um painel, que é formado por esferas ocas, sendo que há o desenvolvimento de um procedimento de otimização para distribuir tais esferas com o intuito de maximizar a rigidez do painel. Uma vantagem significativa dessa abordagem é sua capacidade de oferecer aplicações multifuncionais. Por exemplo, essa estrutura pode ser utilizada para isolamento térmico e/ou acústico, enquanto sua função estrutural é mantida e aprimorada por meio da otimização da distribuição das esferas.

Imagem extraída do artigo premiado.

A revista Engineering Structures é reconhecida como uma das principais publicações no campo da engenharia estrutural e mecânica, sendo classificada no primeiro quartil (Percentile 91st), na Scopus, e recebendo a classificação máxima, A1, em todas as áreas de Engenharia pelo Qualis CAPES, no último quadriênio.

A seleção dos melhores artigos do ano foi conduzida pela equipe editorial, que avaliou criteriosamente a inovação, originalidade, aplicabilidade dos resultados da pesquisa e qualidade da escrita. Dos 1.696 artigos publicados ao longo de 2023 (Segundo Scopus), apenas 30 foram contemplados com essa distinção, distribuídos em diversas áreas de atuação.