“Mostra Ecofalante USP” apresenta filmes e debates sobre desenvolvimento sustentável

Serão 23 ações organizadas por diversos grupos da USP durante todo o mês de outubro; filmes selecionados estão disponíveis no catálogo da plataforma EcofalantePlay

Cena do filme GIG – Uberização do trabalho, que será tema de debate na mostra – Foto: Reprodução / Ecofalante Play

A quinta edição da Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030 será realizada durante todo o mês de outubro, com sessões presenciais, seguidas de debates e webnários. Serão 23 ações organizadas por diversos grupos da Universidade, com trabalhos relacionando as obras audiovisuais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os filmes selecionados estão disponíveis no catálogo da plataforma EcofalantePlay, neste link.

A atividade é fruto do Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Ecofalante e a USP, consolidado em 2018 por meio do Programa Ecofalante Universidades, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

As ações tiveram início no dia 4 de outubro, às 12h30, com o filme Descarte, um documentário do diretor Leonardo Brant sobre o drama social do lixo, exibido no Anfiteatro Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com os debatedores Wanda Günther, Miriam Lopes da Silva e Thiago Nogueira, mediador.

No dia 6 de outubro, às 16h, haverá a exibição do filme Obrigado, chuva, da diretora Julia Dahr, na Sala Paulo Fortes, na FSP, com a participação de Helena Ribeiro, Anne Slovic e mediação de Thiago Nogueira. A terceira sessão na FSP será no dia 7 de outubro, às 12h, no Anfiteatro Paula Souza, com o filme Água mole Pedra dura, dos diretores Flacia Angélico e James Lloyd e participação dos debatedores Adelaide Nardocci, Maria Tereza Pepe Razzolini, Wanderley da Silva Paganini e Thiago Nogueira como mediador.

Na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP será exibido o filme GIG – Uberização do trabalho, dos diretores Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho, no dia 10 de outubro, às 18h30, no Anfiteatro do Bloco D. O debate, após a sessão, contará com a participação de Clarissa Dourado Freire e Gustavo Mendonça Ferratti.

No dia 11 de outubro, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP vai receber duas ações. Às 14h30, o filme A era das consequências, de Jared P. Scott, será exibido neste link, com o debatedor André Felipe Simões. Às 15h30, será exibido o filme História do plástico, de Deia Schlosberg, na sala 102 do edifício 11 da EACH, com a participação de Wânia Duleba e Sylmara Gonçalves Dias.

Filmes A campanha contra o clima e Amazônia Sociedade Anônima fazem parte da Mostra Ecofalante USP – Fotos: Reprodução/Ecofalante Play

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP vai exibir o filme A campanha contra o clima, do diretor Mads Ellesøe, às 10h, no Auditório do Polo de Computação, com a participação de Eliane Corrêa Pedrozo e outros debatedores.

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP exibirá dois filmes. No dia 13 de outubro, às 18h, a sessão será do filme Piquenique científico, dirigido por Andrei Tarkovsky, no Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares (Bloco G). O filme A Era das consequências será exibido no dia 15 ou no dia 22 de outubro, às 12h, a depender das condições meteorológicas visto que a atividade será realizada ao ar livre. A debatedora será Márcia Akemi Yamasoe.

O filme GIG – Uberização do trabalho também será exibido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, no dia 14 de outubro, às 17h, na sala 807. O debate ficará por conta de Mariana Fix, Ana Carolina Ribeiro da Costa e outros debatedores ainda não definidos.

O webnário Sustentabilidade Social, organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, será também no dia 14 de outubro, às 15h, sobre o filme Amazônia Sociedade Anônima, de Estevão Ciavatta, neste link. Amanda Berk será a mediadora e como debatedores Leonardo Capeleto de Andrade e Eduardo Augusto Geraque.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP vai exibir o filme O veneno está na mesa, de Silvio, Tendler, no dia 17 de outubro, às 19h, na sala 7 da Central de Aulas da Esalq. Os debatedores ainda não foram definidos.

Filme A história do porco em nós em debate na FFLCH – Foto: Reprodução Ecofalante Play

O programa Diversitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, promoverá, no dia 18 de outubro, às 19h, o webnário do filme A história do porco em nós, do diretor Jan Vromman, neste link. Os debatedores serão Paulo Farah, Carlos Cardozo Coelho e Maria Alice da Silva. Ainda no dia 18, às 10h, será exibido o filme Beleza tóxica, da diretora Phyllis Ellis, no Auditório do Polo de Computação da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), com Eliane Corrêa Pedrozo e outros debatedores ainda em definição.

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP vai promover a roda de conversa Questões de gênero e Mobilização social: enquanto Universidade, como se articular?, a partir do filme Estamos todos aqui, dos diretores Rafael Mellim e Chico Santos, no dia 20 de outubro, às 19h30. A atividade será no Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de Bauru, com André Luís Shinohara e o Coletivo Filhos da África.

O webnário Cadeia de valor – Inovação, Competitividade e desafio sustentáveis, promovido pela Escola Politécnica (Poli) da USP, será no dia 18 de outubro, às 19h, neste link. O debate vai ser baseado no filme O custo do transporte global, de Denis Delestrac, com os debatedores Eurípedes Gomes e Roberta de Castro Souza Piao. A Poli também vai receber mais um webnário no dia 19, às 18h. O filme será Descarte, com a participação de Teresa Cristina Carvalho e outros debatedores que não foram definidos ainda. A transmissão será por aqui.

Filme O custo do transporte global em debate na Poli – Reprodução/Ecofalante Play

No dia 19 de outubro, às 19h, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP vai promover um webnário baseado no filme O custo do vício, de Sue Williams, com Diego Lima Medeiros e Ana Paula Pereira Carvalho. A transmissão será feita aqui.

O webnário Sustentabilidade Econômica, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), será transmitido no dia 20, às 16h, neste link. Os debatedores Thais Diniz Oliveira e Alexandre de Oliveira e Aguiar, com a mediação de Amanda Berk, vão discutir o filme A campanha contra o clima.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) vai exibir o filme Ladrões do tempo, de Cosima Dannoritzer, no dia 21 de outubro, às 17h, na sala 807, com Mariana Fix e Ana Carolina Ribeiro da Costa e outros debatedores.

O filme Solo fértil, dos diretores Josh Tickell e Rebecca Harrell Tickell, será exibido no Instituto de Biociências (IB) da USP, no dia 24, às 17h, no Auditório Sérgio Vanin, no Prédio da Zoologia, com os debatedores  Lucas Almeida e Ana Lopes.

A Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) vai promover o webnário Sustentabilidade Ambiental, no dia 24, às 14h, neste link. O filme será Era uma vez uma floresta, de Luc Jacquet, com as debatedoras Nina Lys de Abreu Nunes e Roberta Montanheiro Paolino e mediação de Amanda Berk.

O filme Solo fértil será exibido novamente no dia 25 de outubro, às 10h, no Auditório do Polo de Computação da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, com Eliane Corrêa Pedrozo e outros debatedores ainda não definidos.

No dia 27, às 14h, o último filme exibido será Para onde foram as andorinhas, da diretora Mari Corrêa, Auditório Geral da Botânica do Instituto de Biociências (IB). Os debatedores serão os integrantes da Comissão Ambiental da Biologia (CAMBio) da USP.

Para mais informações clique aqui.

Por Brenda Marchiori – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...