Parceria visa criação de Boletim Epidemiológico com auxílio de Inteligência Artificial

Ferramenta deve ser gerada de uma cooperação entre pesquisadores do CEPID CeMEAI e Prefeitura de São Carlos

Uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), por intermédio de seu pesquisador principal, Alexandre Delbem, já atuou em várias ações que visam beneficiar a população com a aplicação de Inteligência Artificial para melhorar processos de gestão.

Recentemente, representantes da Secretaria de Vigilância Epidemiológica estiveram na sede do CeMEAI para dar início a mais uma possível colaboração que visa o desenvolvimento de Boletins sobre os diversos serviços de Saúde da Secretaria, que tem um escopo amplo, por exemplo, análise de alimentos, epidemias, saúde no trabalho, zoonoses etc. A intenção é trabalhar os dados de diferentes áreas e que já são coletados pela Secretaria, tais como cobertura vacinal, dengue, Covid, índice de suicídios, atendimentos em postos de saúde e gerar resultados otimizados para tomada de decisão, ou seja, que possam orientar os profissionais e melhorar a atuação na análise de vários indicativos, com uma visão computacional mais apurada e assertiva.

“A ideia da parceria vai no sentido de que a gente possa reunir essas informações em saúde e realmente fazer essa vigilância. Com a tecnologia de vocês, analisar todos esses dados que a gente alimenta diariamente os sistemas, e poder tanto orientar os profissionais de saúde, como informar a população como está o cenário epidemiológico do município. Poderíamos melhorar a divulgação, pensar em ações de prevenção e promoção de saúde, sobretudo com orientação e ações preventivas”, disse Denise Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

“Poder unir forças com as tecnologias que vocês têm aqui na universidade e, nós temos com os dados, irá contribuir para desenvolver esse boletim com eficiência e que será de grande valia para o município”, completou.

Denise Martins esteve acompanhada de Denise Braga (chefe de seção) e Kelen Vincenzi (supervisora) da Vigilância Epidemiológica de São Carlos. Outros encontros foram marcados para estabelecer os passos a serem seguidos.

O CeMEAI já apoia outras ações coordenadas pelo Prof. Delbem junto à prefeitura do município. Já foram estabelecidas parcerias e ações com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social no desenvolvimento de outras ferramentas de análises, como o censo realizado com moradores de rua. Veja nessa reportagem.

Alexandre Delbem é um dos coordenadores do Centro de Inteligência Artificial (C4AI), com sede na Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), que tem financiamento da FAPESP e da IBM.

“Promover ferramentas que possibilitem a criação de políticas públicas é um dos escopos do CeMEAI e esse trabalho que desenvolvemos com a prefeitura de São Carlos segue nessa direção”, disse Delbem. “Estamos otimistas com a possibilidade de auxiliar neste Boletim de Vigilância, utilizando Inteligência Artificial de ponta e excelentes pesquisadores especialistas na área. Temos a oportunidade, dessa forma, de difundir a tecnologia da universidade para o poder público e, consequentemente, benefícios para a população”.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Por Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

VEJA TAMBÉM ...