USP Talks discute o racismo estrutural no Brasil

Evento presencial é gratuito e aberto ao público, com participação dos professores Adriana Alves e Dennis de Oliveira. Quinta-feira, ao meio-dia, no Instituto Moreira Salles

Evento terá a participação dos professores Dennis de Oliveira e Adriana Alves, ambos da USP – Fotos: Arquivo pessoal

O racismo é um problema que está enraizado na história do Brasil e permanece extremamente atual, expressando-se de diversas formas nocivas na sociedade, que contribuem para perpetuar condições de desigualdade, violência e discriminação. Como entender esse fenômeno e combater o racismo estrutural no Brasil? Esse será o tema do próximo USP Talks, que acontece nesta quinta-feira, 29 de junho, das 12h às 13h15, no auditório do Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista 2424, na capital paulista.

Os palestrantes serão a professora Adriana Alves, do Instituto de Geociências da USP, e o professor Dennis de Oliveira, da Escola de Comunicação e Artes da USP. Cada um fará uma apresentação de 15 minutos sobre o tema, seguida de debate com a plateia.

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. Não haverá transmissão on-line.

Adriana Alves é geóloga; foi coordenadora do Escritório USP Mulheres e diretora de Diversidades da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP. Dennis de Oliveira é cientista da comunicação; coordenador do Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação (Celacc) da ECA USP. A mediação será feita pelos jornalistas Herton Escobar e Antonio Carlos Quinto, respectivamente repórter e editor de Diversidade do Jornal da USP.

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP, lançada em 2016, com a proposta de aproximar a Universidade da sociedade por meio de eventos presenciais em que especialistas discutem temas importantes do noticiário nacional. Os vídeos de todos os eventos estão disponíveis no YouTube, no canal do USP Talks e no Canal USP.

Por Herton Escobar – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...