Ponto de ônibus de madeira é construído no Campus com projeto do IAU

Alunos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, desenvolveram um projeto que levou à construção de um ponto de ônibus de madeira na Área 1 do Campus da Universidade, em São Carlos. O trabalho fez parte de uma atividade prática da disciplina Tecnologia das Construções II-B, oferecida no 2º semestre de 2019 e que contou com a colaboração da ITA Construtora, empresa que executou a obra.

Divididos em grupos, os estudantes tiveram que projetar o ponto de ônibus utilizando o sistema construtivo de Madeira Laminada Colada (MLC), tecnologia de alto desempenho que tem sido utilizada em diversos tipos de estrutura. Após desenvolverem as propostas, os jovens visitaram a fábrica da ITA Construtora em Vargem Grande Paulista (SP), onde aprenderam sobre o processo produtivo da MLC e o funcionamento estrutural do sistema. Durante a visita, um dos projetos foi escolhido para ser construído pela empresa, que assumiu a produção e a montagem do ponto de ônibus na USP enquanto os alunos se responsabilizaram por executar a fundação da obra.

O projeto vencedor adotou como princípio a integração de três fundamentos: estrutura, ergonomia e factibilidade. Na proposta, um banco-espreguiçadeira de madeira de eucalipto foi desenvolvido, oferecendo um mobiliário confortável para o público que passará pelo local em diferentes turnos. Para cobrir o banco, uma viga de MLC foi curvada a fim de proporcionar ao telhado inclinações mais acentuadas à medida em que se aproxima das extremidades, protegendo o ambiente.

Os autores do projeto vencedor foram os estudantes: Beatriz Alcantara, Gabriel Aguiar, Luis Maessaka, Rodrigo Oliveira, Vagner Oliveira e Vinicius Sanchez. A atividade prática foi coordenada em conjunto pelas professoras do IAU Akemi Ino e Kelen Almeida Dornelles, com a colaboração do mestrando do Instituto Paulo Pinheiro.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação do IAU/USP