Portal de Revistas da USP é referência internacional em acesso aberto

Biblioteca digital com revistas científicas da USP possui 201 títulos que superam a marca de 20 milhões de downloads

Fotos: Divulgação/Portal de Revistas da USP

Criado em 2008, o Portal de Revistas da USP nasceu da ideia de integrar em um mesmo site institucional as revistas da Universidade. Ele facilita a localização de periódicos científicos editados na USP e amplia o relacionamento com os editores das revistas. A iniciativa completa 15 anos de acesso aberto em 2023 e reúne números grandiosos: 201 títulos de periódicos de diversas áreas do conhecimento, cerca de 25 milhões de acessos e mais de 2o milhões de downloads de artigos, segundo dados de 2021.

“Essas coleções são o core de nossa saúde intelectual-científica, porquanto mostram que não só a ciência produzida merece respeito, como também a USP é procurada por cientistas de todo o mundo para ter seus trabalhos publicados por nós em nossas unidades de ensino, institutos especializados e museus”, destaca Paulo Martins, presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP (ABCD), em artigo escrito para o Jornal da USP.

Mantido pela equipe da Agência, o Portal de Revistas da USP disponibiliza atualmente os 201 títulos divididos por áreas do conhecimento: cinco são das Ciências Agrárias; 16 das Ciências Biológicas; 24 da Ciências da Saúde; 19 das Ciências Exatas e da Terra/Engenharias; 59 das Ciências Humanas; 38 das Ciências Humanas Aplicadas e 40 Linguística, Letras e Artes. Todas as revistas possuem acesso aberto, princípio que tem origem na ideia da disponibilidade e acesso gratuito por qualquer pessoa aos resultados de pesquisas científicas. Confira abaixo as estatísticas de 2022 das revistas mais acessadas.

Referência internacional

Considerando o aumento do número de periódicos na plataforma desde a sua criação, o Portal deu um salto qualitativo, em 2012, rumo à internacionalização e modernização. Ele foi reestruturado com alterações em sua tecnologia, passando a integrar a rede de portais de revistas científicas que utilizam o Open Journal Systems (OJS), open source desenvolvido pela University of British Columbia, Stanford University e Simon Fraser University Library no âmbito do Public Knowledge Project para a construção e gestão de periódicos eletrônicos. O OJS possibilita a automação do processo editorial e facilita a gestão tanto pelos próprios editores, quanto pelo administrador do Portal. Além disso, ele é interoperável com sistemas similares, por exemplo, com o Google Acadêmico.

Para consultar o Portal de Revistas da USP acesse www.revistas.usp.br.

Por Jornal da USP