Pós-graduação na USP São Carlos: inscrições abertas nas áreas de matemática e estatística

Os dois programas de pós-graduação do ICMC oferecem oportunidades para quem deseja ingressar no mestrado, no doutorado ou no doutorado direto

Quem sonha fazer mestrado, doutorado ou doutorado direto na melhor universidade do Brasil nas áreas de matemática e estatística já pode se inscrever nos processos seletivos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para ler os editais dos dois programas de pós-graduação, ficar sabendo quais são os prazos e como funcionará as etapas da seleção de cada um, basta acessar este link: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ingresso. Os selecionados ingressarão nos programas no primeiro semestre de 2021.

Cada vez mais estudantes têm optado por estudar na USP, em São Carlos, especialmente por causa da oportunidade de conciliar a escolha por uma universidade de alto padrão, classificada como a melhor da América Latina em vários rankings, com uma ótima qualidade de vida. Há, ainda, outras vantagens destacadas pelos alunos como o fato de conseguirem morar perto da Universidade, gastando pouco tempo nos deslocamentos; poderem ser orientados por uma equipe de professores altamente qualificados, que atuam em mais de 30 diferentes grupos de pesquisa; e, ainda, contar com uma infraestrutura capaz de suprir todas as necessidades de um pós-graduando.

Matemática O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPG-Mat) do Instituto também é um dos melhores da área no país, sendo reconhecido com nota máxima (7) na última avaliação realizada pela CAPES. A tradição e a qualidade do programa abrem, ainda, oportunidades para financiamentos, parcerias e intercâmbios, com a vinda constante de pesquisadores do todo o mundo, o que contribui para a formação de nossos alunos.

As inscrições para mestrado, doutorado e doutorado direto no PPG-Mat estão abertas até dia 5 de novembro. Quem deseja ingressar no mestrado do Programa pode se inscrever gratuitamente por meio deste link: icmc.usp.br/e/10127. Aqueles que pretendem entrar no doutorado podem efetuar a inscrição neste endereço: icmc.usp.br/e/a25c6. Já quem optar pelo doutorado direto, basta acessar este link: icmc.usp.br/e/27e1b. Mais informações podem ser obtidas no site do Programa.

Estatística O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) é resultado de uma parceria entre o ICMC e o Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O principal objetivo do PIPGEs é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como na sua aplicação na indústria e em áreas como medicina e biologia, dentre outras.

As inscrições para ingressar no mestrado podem ser realizadas até 9 de novembro por meio deste link: icmc.usp.br/e/8e5ba. Já as inscrições no doutorado e no doutorado direto do PIPGES podem ser efetuadas até 30 de novembro, acessando um desses links: icmc.usp.br/e/4a49d (no caso do doutorado) ou icmc.usp.br/e/dad97 (doutorado direto). Saiba mais acessando o site do Programa

Outros programas Além desses dois programas, o ICMC oferece opções de mestrado, doutorado e doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, que está com inscrições abertas até 11 de dezembro, saiba mais: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso.

O Instituto disponibiliza também dois cursos de especialização, que estão recebendo inscrições: a Pós-Graduação a Distância em Computação Aplicada à Educação e o MBA em Ciência de Dados.

Há, ainda, dois mestrados profissionais no ICMC: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI) e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Texto: Assessoria de comunicação do ICMC-USP

Programa de Pós-Graduação em Matemática (inscrições até 5 de novembro)
Edital para o mestrado: icmc.usp.br/e/f83ab
Edital para o doutorado: icmc.usp.br/e/e5aec