Professoras e professores do IAU no prêmio ANPARQ

Em 01/03/2021, na abertura do VI ENANPARQ, foram anunciados os resultados do PRÊMIO ANPARQ 2020, concedido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), cuja finalidade é valorizar a produção científica e inovação na área, publicizar as melhores produções dos Programas de Pós-Graduação filiados e associados institucionais, bem como os sócios individuais associados à ANPARQ.

Foram premiadas as modalidades Tese, Dissertação, Livro Autoral, Livro Coletânia, Artigo em Livro, Artigo em Periódico e, pioneiramente, nesse ano foi introduzida e modalidade Projeto de Extensão. Foram analisados 207 trabalhos homologados em todas as categorias, envolvendo grande número de pareceristas.

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, compareceu no prêmio em diversas modalidades:

A professora Aline Coelho Sanches recebeu premiação de melhor Artigo em Livro com o capítulo A Casa de Vidro: um canteiro de contínua experimentação, publicado em Casa de Vidro: arquiteta Lina Bo Bardi: plano de gestão e conservação, da editora Instituto Bardi Casa de Vidro, livro organizado por Renato Anelli com supervisão de Marcelo Suzuki e fruto de pesquisa financiada pela The Getty Foundation, em convênio entre o IAU-USP e o Instituto Bardi.

O professor Francisco Sales Trajano Filho recebeu menção honrosa na modalidade Artigo em Periódico pelo trabalho Ensaios de pretensa vanguarda: revistas e cultura arquitetônica moderna no Brasil (1928 1933), publicado na revista Óculum Ensaios.

A professora Joana D’Arc de Oliveira foi finalista na categoria Livro Autoral com o trabalho Da Senzala para Onde? Negros e negras no Pós-Abolição em São Carlos-SP (1880-1910), publicado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos.

Na categoria Projeto de Extensão, foi finalista o Plano de Urbanização e Regularização Fundiária do Banhado, desenvolvido sob coordenação dos professores Jeferson Tavares e Marcel Fantin.

Mais informações sobre o prêmio podem ser conferidas no link.

Por IAU